Revisitando a Escola Inglesa – da velha via média das Relações Internacionais à nova escola inglesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2020.180232Palavras-chave:
Escola Inglesa, Sociedade internacional, Instituições internacionais, Hedley Bull, Martin Wight, Nova escola inglesaResumo
Este artigo procura posicionar a Escola Inglesa na via intermédia entre o Realismo e o Idealismo, focando-se no pensamento de Hedley Bull e Martin Wight, e analisar a evolução da Escola Inglesa após o derrube do muro de Berlim, quando novas problemáticas foram agregadas ao estudo da sociedade internacional e das instituições internacionais. Pretende-se ainda demonstrar como a Escola Inglesa, fundada nas normas e nos padrões regulares de comportamento, é uma grande influência para a abordagem construtivista. Frente a estas realidades, surge a grande pergunta de partida: por que razão, apesar dos estudos de Hedley Bull e de Martin Wight sobre a sociedade internacional e as instituições internacionais, a Escola Inglesa se manteve, à época, marginalizada frente à Escola Norte-Americana de Relações Internacionais?, a qual origina objetivos, alguns dos quais já mencionados, e hipóteses de trabalho, que serão alcançados e comprovadas.
Downloads
Referências
BROWN, Chris & AINLEY, Kirsten (2009) Compreender as Relações Internacionais. Gradiva: Lisboa.
BULL, Hedley (2002 [1977]) A Sociedade Anárquica. Imprensa Oficial do Estado-UnB-IPRI: São Paulo.
BULL, Hedley (1966) «The Grotian Conception of International Society». Diplomatic Investigations. George Allen & Unwin: London.
BUZAN, Barry (2012) «How Regions were Made and the Legacies for World Politics: an English School Reconnaissance». International Relations Theory and Regional Transformation. Pp. 22-48. Cambridge University Press: Cambridge.
BUZAN, Barry (2006) «Rethinking Hedley Bull on the Institutions of International Society». The Anarchical Society in a Globalizing World. Pp. 75-96. Palgrave Macmillan: New York.
BUZAN, Barry (2004) From International to World Society? English School Theory and the Social Structure of Globalization. Cambridge University Press: Cambridge.
BUZAN, Barry (2001) «The English School: an Underexploited Resource». IR Review of International Studies, Vol. 27, N. 3, 2001, pp. 471-488.
BUZAN, Barry & GONZALEZ-PELAEZ, Ana, (eds.) (2009) International Society and the Middle East: English School Theory at the Regional Level. Palgrave Macmillan: New York.
DONNELLY, Jack (2002) The Constitutional Structure of Ancient Greek International Society, paper presented at BISA Conference, London, December, 2002, 39p.
DOUGHERTY, James & PFALTZGRAFF, Robert (2003) Relações Internacionais – As Teorias em Confronto. Gradiva: Lisboa.
DUNNE, Tim (1998) Inventing International Society: A History of the English School. Saint Martin`s Press: New York.
FARIAS FERREIRA, Marcos (2007) Cristãos e Pimenta – a Via Média na Teoria das Relações Internacionais de Adriano Moreira. Almedina: Coimbra.
GEORGE, Jim (1994) Discourses of Global Politics: a Critical (Re)Introduction to International Relations. Boulder: Lynne Rienner.
HOLSTI, K.J. (2004) Taming the Sovereigns: Institutional Change in International Politics. Cambridge University Press: Cambridge.
KINGSBURY, Benedict (1999) «Grotius, Law, and Moral Scepticism: Theory and Practice in the Thought of Hedley Bull». Classical Theories of International Relations. Pp. 42-70. St. Martin`s Press: New York.
KRATOCHWIL, Friedrich (1989) Rules, Norms and Decisions: On the Conditions of Practical and Legal Reasoning in International Relations and Domestic Affairs. Cambridge University Press: Cambridge.
MAYALL, James (2000) World Politics: Progress and Its Limits. Polity Press: Maiden, USA.
MAYALL, James (1990) Nationalism in International Society. Cambridge University Press: Cambridge.
NARDIN, Terry (1998); «Legal Positivism as a Theory of International Society» in International Society: Diverse Ethical Perspectives. Pp. 17-35. Princeton University Press: Princeton.
RIEMER, Andrea K. & STIVACHTIS, Yannis A. (2002) «European Union’s Enlargement, the English School and the Expansion of Regional International Societies». Understanding EU's Mediterranean Enlargement: The English School and the Expansion of Regional International Societies. Peter Lang: Frankfurt.
STIVACHTIS, Yannis A. (2003) «Europe and the Growth of International Society: Anarchy More than Culture». Revista Global Dialogue, Vol. 5, N. 3-4, 2003, pp. 137-164.
WALTZ, Kenneth (2002 [1979]); Teoria das Relações Internacionais. Gradiva: Lisboa.
WIGHT, Martin (1985 [1946]) A Política do Poder. Editora Universidade de Brasília: Brasília DF.
WIGHT, Martin (1977) Systems of States. Leicester University Press: Leicester.
WILLIAMS, John (2006) «Order and Society». The Anarchical Society in a Globalized World. Pp. 13-34. Palgrave MacMillan: New York.
ZANG, Youngjin (2014) «Towards a Regional International Society: Making Sense of Regionalism in East Asia». Regions in International Society: The English School at the Sub-Global Level. Mazarik University, 2014, pp. 45-67. [Consultado em Dezembro de 2015] Disponível em www.globalpolitics.cz/en.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Raquel de Caria Patrício

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam em Intelligere concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.