O Catolicismo. Direito e a política no Estado brasileiro

Autores

  • Antonio Augusto Machado de Campos Neto Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

Palavras-chave:

Palestina, Lei mosaica, Direito Canônico, Concílio de Niceia, Cânon das Escrituras, O Direito brasileiro, A situação do Brasil em 2016.

Resumo

Catolicismo é a Religião dos cristãos que reconhecem o Papa como autoridade máxima, que se confirma e expande por meio dos sacramentos, que venera a Virgem Maria e os santos, incluso Maria Madalena, e aceita os dogmas como verdades incontestáveis e fundamentais. Dentre todos destaca-se a missa como o ato litúrgico mais importante. Nascido na Palestina por meio de comunidades primitivas chamadas de Corpo de Cristo, em processo secular desde o reforço e da conversão do imperador romano Constantino I e de sua mãe, a imperatriz Helena, o Catolicismo, apêndice do Cristianismo, abrange 1/3 da população mundial. O fundamento sistêmico na aderência do Povo católico é baseado no Codex das Escrituras e do Clérigo, uma vez considerar o Papa o representante de Jesus Cristo. Suas igrejas são espalhadas em todo o planeta, incluso na China. A Bíblia cristã, em seus 76 Livros e 2 mil leis bíblicas, oriunda e parte da Bíblia hebraica é o Livro de orientação, estudo e pesquisa dos católicos. O Direito brasileiro, embora o Estado seja laico, se embasa na interligação do Direito Canônico e Direito Romano, principalmente em áreas de visão paroquial religiosa no âmbito do Direito Civil, Direito Consuetudinário, Direito Comparativo e Direito Penal e Processual. A Política brasileira encontra-se embaraçada, repleta de controvérsias, enfatizando os crimes de corrupção postergados há anos no País.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Augusto Machado de Campos Neto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito

    Ex-Chefe do Serviço Técnico de Imprensa e Propaganda da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Referências

ARMSTRONG, Karen. Em nome de Deus: o fundamentalismo no judaísmo, no cristianismo e no islamismo. Tradução de Hildegard Feist. São Paulo: Comanhia das Letras, 2001.

BITTAR, Eduardo Carlos Bianca. Curso de ética jurídica: ética geral e profissional. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BLOCK, Marc. A sociedade feudal. Rio de Janeiro: Editora Melhoramentos, 2000.

BRITTO POLETTI, Ronaldo Rebelo de (Dir.). Notícia do direito brasileiro. Nova Séria ns. 15 e 16. Brasília: UnB, 2010.

CAMPOS NETO, Antonio Augusto Machado de. O cristianismo. O direito canônico. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 105, p. 39-77, jan./dez. 2010.

CAMPOS NETO, Antonio Augusto Machado de. O judaísmo. O direito talmúdico. Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 103, p. 27-67, jan./dez. 2008.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. A história da mitologia judaico-cristã: uma teoria sobre as religiões reveladas e servidas por uma antologia comentada de autores seletos. São Paulo: Noeses, 2010.

CROWLEY, Roger. 1453: a guerra santa por Constantinopla e o confronto entre o Islã e o Ocidente. Tradução do prof. Rogério Bettoni. São Paulo: Rosari, 2009.

DEL VECCHIO, Giorgio. Lições de filosofia do direito. Tradução de António José Brandão. 5. ed. Coimbra: Armênio Amado, 1977.

DEMANT, Peter. O mundo muçulmano. São Paulo: Contexto, 2008.

DULLES, John W. F. A Faculdade de Direito de São Paulo e a resistência anti-Vargas (1938-1945). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

GABEIRA, Fernando. O que é isso, companheiro? Rio de Janeiro: Codecri, 1980.

GHIRLANDA, Gianfranco. Il Diritto nel mistero della chiesa. Roma: Editora I Romani, 1985/86.

GILISSEN, John. Introdução histórica ao direito. Tradução A. M. Hespanha, L. M. Macaísta Malheiros. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

GOMES, Laurentino. 1822: como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brsial – um país que tinha tudo para dar errado: Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

HAYEK, Samir El. Alcorão sagrado. São Paulo: Tangará, 1975.

HIL, Jonathan. História do Cristianismo. Tradução de Rachel Kopit Cunha, Juliana A. Saad e Marcos Capono; 1. ed., impresso e acabado em Cingapura. São Paulo: Rosari, 2008.

JUSTINIANO I [Flavius Petrus Sabbatius Justinianus]. Institutas do Imperador Justiniano: manual didático para uso dos estudantes de direito de Constantinopla, elaborado por ordem do Imperador Justiniano, no ano de 533 d.C. Tradução J. Cretella Jr. e Agnes Cretella. 2. ed., ampl. e rev. da tradução. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

KAUTSKY, Karl. A origem do cristianismo. Tradução, introdução, apêndice e notas de Luiz Alberto Moniz Bandeira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

KELSEN, Hans. A ilusão da justiça. Tradução Sérgio Tellaroli. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

KELSEN, Hans. Teoria pura do direito. Tradução João Baptista Machado. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

MARTINS, Ana Luiza; BARBUY, Heloisa. Arcadas: história da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, 1827-1997. São Paulo: BM&F: Alternativa, 1999.

MELAMED, Meir Matzliah. Torá: a Lei de Moisés. Edição revisada e ampliada da obra A Lei de Moisés e as Haftarót. Tradução, explicações e comentários do rabino Meir Matzliah Melamed. São Paulo: Sêfer, 2001.

MICHAELIS. Ilustrated Dictionary English-Portuguese. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2010.

PAES FILHO, Orlando. Angus: as Cruzadas. São Paulo: Planeta, 2005.

QUADROS NETO, Jânio; GUALAZZI, Eduardo Lobo Botelho. Jânio Quadros: memorial à história do Brasil. São Paulo: Rideel, 1996.

SFORZA, Conde Carlo. O pensamento vivo de Maquiavel. Tradução de Rubens Gomes de Souza. São Paulo: Livraria Martins Fontes, [195-?].

TELLES JÚNIOR, Goffredo da Silva. A criação do direito. 2. ed., rev. São Paulo: Ed. Juarez de Oliveira, 2004.

TELLES JÚNIOR, Goffredo da Silva. A folha dobrada: lembranças de um estudante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

WILKINSON, Philip. O livro ilustrado das religiões. O fascinante universo das crenças e doutrinas que acompanham o homem através dos tempos. São Paulo: PubliFolha, 2000.

Downloads

Publicado

2017-06-09

Edição

Seção

Trabalhos Acadêmicos

Como Citar

O Catolicismo. Direito e a política no Estado brasileiro. (2017). Revista Da Faculdade De Direito, Universidade De São Paulo, 111, 31-83. https://revistas.usp.br/rfdusp/article/view/133494