Figurino docente

Autores

  • Alessandra Ancona de Faria Instituto Avisa Lá, São Paulo
  • Ana Angélica Medeiros Albano Universidade Estadual de Campinas, Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i61p82-102

Palavras-chave:

Formação de professores, Memória, Teatro, Figurino.

Resumo

Este artigo relata uma investigação -formação, na qua l buscamos, pelo diálogo do teatro com a memória, perceber aspectos da docência muitas vezes ignorados nas ref lexões sobre as relações docente-discente — em especial, um deles: o “figurino” dos professores. Investigamos elementos da cena teatral, relacionando-os à docência. Buscamos evidenciar posturas assumidas pelos professores e possibilitar a reflexão e o questionamento sobre elas. O ponto de partida foram as lembranças dos sujeitos pesquisados em relação às roupas de seus professores. A partir da síntese das roupas lembradas individualmente, criou-se um figurino coletivo em grupo, após a experiência com exercícios teatrais e a ref lexão sobre qual imagem de professor gostariam de retratar. Este processo permitiu entrar em contato com aspectos significativos da docência, questioná-los e, em muitos casos, recriá-los.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-07-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Faria, A. A. de, & Albano, A. A. M. (2015). Figurino docente. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 61, 82-102. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i61p82-102