Chico Bororó Mignone
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i42p11-29Palavras-chave:
História, Popular, Memória, Nacionalismo, MúsicaResumo
Este artigo se propõe a analisar a construção de uma memória sobre o popular, o italiano e o brasileiro na obra de Francisco Mignone em um contexto histórico cultural específico: os conflitos da tendência modernista na música em face do pós-romantismo (tradição) e das vanguardas européias dos anos 20 e 30. A partir dos artigos de Mário de Andrade e do testemunho do Autor d´O Inocente, procuramos discutir a sacralização de uma memória construída nos anos 20 e 30, no calor da hora, como a representação de uma verdade histórica, pelo historiador Bruno Kiefer, em 1983.Downloads
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Publicado
1997-01-31
Edição
Seção
Música Brasileira: Centenários em 97
Licença
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Como Citar
Contier, A. D. (1997). Chico Bororó Mignone. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, 42, 11-29. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i42p11-29