Aprender a Reutilizar a Modernidade

o desafio para o ensino da Arquitetura

Autores

  • Gonçalo Canto Moniz Universidade de Coimbra
  • Andrea Canziani Politecnico di Milano
  • Carolina Quiroga Universidade de Belgrano e Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83

Palavras-chave:

Arquitetura moderna, Reuso, Ensino

Resumo

Três décadas após a fundação da DOCOMOMO[1], a educação continua a ser uma questão essencial quando se pensa sobre o futuro da herança moderna, mas hoje exige-se uma reflexão crítica sobre as mudanças conceituais e metodológicas que precisamos para enfrentar no atual contexto de complexidade.

Arquitetura moderna está agora a atravessar um momento paradigmático, não só por causa de sua degradação inevitável, mas por causa do impacto dos novos cenários que nos obrigam a repensar a sua conservação e reutilização considerando tanto sua condição construtiva especial como a sua funcionalidade específica, assim como o seu papel na memória coletiva, como recente herança. O ensino do projeto de arquitetura deve resolver estas questões críticas como um objetivo estratégico que antecipa uma prática profissional mais adequada.

A conservação e a reutilização de edifícios modernos ainda estão fora da maioria das escolas de arquitetura. Assim, este texto apresenta três experiências didáticas diversas e complementares desenvolvidas na Europa e na América do Sul: Projeto Consciente para atualizar bairros habitacionais coletivos (Politecnico di Milano, Itália), re-design experimental para integrar casas individuais modernas na vida contemporânea (Universidade de Belgrano, Argentina) e projeto participativo para abrir à comunidade uma escola moderna (Universidade de Coimbra, Portugal). Estes casos de estudo destacam a importância de confrontar os alunos com a história e a memória, e sua importância para a reutilização de edifícios aparentemente comuns e não só para os monumentos emblemáticos modernos.

[1] O DOCOMOMO, Documentação e Conservação do Movimento Moderno, é uma associação sem fins lucrativos criada em 1988 na Holanda com o objetivo de criar um espaço de troca de ideias sobre a conservação, a história e a educação da Arquitetura Moderna. Atualmente está sediada em Lisboa, sob a presidência da Professora Ana Tostões.

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Biografia do Autor

  • Andrea Canziani, Politecnico di Milano

    Andrea Canziani, M.Arch. Polimi; Pg.D. de Especialização do Património Arquitectónico e Paisagístico da Universidade de Gênova; Ph.D. PoliMi; Pós-Doutorado PoliMi. É Professor Adjunto de Preservação Arquitectónica no Politecnico di Milano, Escola AUIC. É Arquiteto no Ministério do Património e das Actividades Culturais, na Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagem de Liguria onde ele está dirigindo o Departamento de Educação.

    Foi secretário-geral da DOCOMOMO Itália e é atualmente Co-Presidente do DOCOMOMO ISC Educação + Theory.

  • Carolina Quiroga, Universidade de Belgrano e Universidade de Buenos Aires

    Carolina Quiroga é arquiteta e especialista na conservação e reutilização adaptativa do património construído. Ela é professora adjunta e investigadora da Faculdade de Arquitetura, Universidade de Buenos Aires e Universidade de Belgrano, no campo da arquitetura e projeto de intervenção patrimonial e do re-uso. Diretor da plataforma LINA Laboratory> Intervention+Architecture. Diretora do projeto de pesquisa "Resiliência, participação social e sustentabilidade como projeto estratégico abordagens para a intervenção do património urbano-arquitetónico" na Universidade de Buenos Aires. Autora de várias apresentações e artigos relacionados com o ensino da arquitetura e do património moderno. É membro do DOCOMOMO e do ICOMOS.

Referências

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Publicado

2019-12-14

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Moniz, G. C., Canziani, A., & Quiroga, C. (2019). Aprender a Reutilizar a Modernidade: o desafio para o ensino da Arquitetura. Risco Revista De Pesquisa Em Arquitetura E Urbanismo (Online), 17(3), 62-83. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4506.v17i3p62-83