Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p209-213Palavras-chave:
Educação à Distância. Educação Superior. Educação Médica.Resumo
Pode-se classificar os processos educativos envolvendo duas variáveis: tempo e espaço. Na educação à distância (EAD) há uma separação do professor e aluno no espaço e/ou tempo. Há muita variedade na execução da EAD, envolvendo: estudo individual ou em grupo; papel do professor especialista e dos facilitadores de aprendizagem; tipo de tecnologia do material instrucional (papel, meios eletrônicos, fitas de vídeo, fitas cassete, rádio, TV, etc.) e métodos de ensino-aprendizagem. Na EAD o professor pode assumir o papel de especialista (no conteúdo) e/ou tutor no processo de ensino-aprendizagem. Geralmente é utilizado um Ambiente Virtual de Aprendizagem, um software para a disseminação do conteúdo do curso e a interação entre alunos e professores. Os cursos à distância podem ser realizados utilizando diferentes tecnologias de comunicação, no entanto, é fato que o computador e o uso da Internet têm potencializado este tipo de educação com a possibilidade de acessibilidade e inclusão.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2015-06-08
Edição
Seção
Capítulos
Licença
Como Citar
1.
Garcia VL, Carvalho Junior PM. Educação à distância (EAD), conceitos e reflexões. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2015 [citado 24º de novembro de 2024];48(3):209-13. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/104295