Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde. Problematização e desenvolvimento

Autores

  • Juan Stuardo Yazlle Rocha Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v48i3p214-223

Palavras-chave:

Conhecimento. Educação em Saúde. Aprendizado. Ensino.

Resumo

É discutido o impacto das tecnologias da informação e comunicação na produção e distribuição de conhecimentos, na cultura e no ensino. A grande disponibilidade de informações, documentos e cursos gratuitos em todas as áreas e na saúde em particular impacta a educação. A emergência de novas demandas de formação e qualificação de profissionais que devem ser atendi-das representam novos desafios à forma de ensinar. Há crescimento das inte-rações entre alunos, docentes, conteúdos e os ambientes de atuação que re-querem do apoio de teorias explicativas acerca do aprendizado “online”. Diri-gentes acadêmicos reconhecem a importância das transformações e procuram promover novas estratégias educacionais. As ferramentas para a educação online estão presentes e são muito difundidas, mas há falta de preparação e treinamento dos docentes. Instituições de ensino nas ciências da saúde devem investir na preparação de recursos humanos além da infraestrutura tecnológica.

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Biografia do Autor

  • Juan Stuardo Yazlle Rocha, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
    Professor Titular Senior. Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP.

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Publicado

2015-06-08

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

1.
Rocha JSY. Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde. Problematização e desenvolvimento. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2015 [citado 27º de novembro de 2024];48(3):214-23. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/104297