Inovação metodológica na integração ensino-serviço na educação médica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v49i3p284-291Palavras-chave:
Atenção à Saúde. Sistema Único de Saúde. Serviços de SaúdeResumo
As escolas médicas vêm buscando novos cenários de ensino e de aprendizagem, atendendo aos princí- pios do Sistema Único de Saúde (SUS) e às Diretrizes Curriculares Nacionais. O objetivo deste artigo é descrever a experiência otimizadora da integração ensino-serviço na educação médica, promovida pela adoção de estratégias metodológicas inovadoras instituídas pela disciplina Prática de Integração EnsinoServiço-Comunidade (PIESC), conteúdo curricular do Curso de Medicina da Universidade Severino Sombra (USS), em Vassouras, no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Metodologia e resultados: relato da experiência decorrente da realização de visitas à rede pública de saúde do município, ocasião em que os alunos constataram a diversidade dos serviços disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos distintos níveis de complexidade e sua interligação em rede - essencial para resolutividade da atenção à saúde. Conclusões: a inovação pedagógica permitiu que os alunos compreendessem a rede de servi- ços oferecidos pelo SUS e construíssem conhecimento a partir da problematização da realidade observada acerca da assistência à saúde oferecida à população. A estratégia metodológica contribuiu para a integração ensino-serviço, imprescindível à formação de profissionais com visão ampliada da saúdeDownloads
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Publicado
2016-06-08
Edição
Seção
Temas de Ensino em Saúde
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Como Citar
1.
Souza MCA de, Costa EMA da, Mendonça MA, Gonçalves SJ da C, Côrtes Júnior JC de S, Silva MAM da. Inovação metodológica na integração ensino-serviço na educação médica. Medicina (Ribeirão Preto) [Internet]. 8º de junho de 2016 [citado 7º de janeiro de 2025];49(3):284-91. Disponível em: https://revistas.usp.br/rmrp/article/view/120287