Tomei Caldo de Mocotó aí oh Fiquei Forte! Processo de desenvolvimento de recursos estratégicos em restaurante gastronômico

Autores

  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco
  • Walter Fernando Araújo de Moraes Universidade Federal de Pernambuco
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p668-695

Palavras-chave:

Recursos Estratégicos, Visão Baseada em Recursos, Restaurante

Resumo

Entender as origens da vantagem competitiva das empresas torna-se fundamental para sua sobrevivência no mercado. Uma das mais importantes teorias para explicar a vantagem competitiva das empresas é Resource-Based View (RBV), na qual os recursos estratégicos são a principal explicação para o desempenho superior das empresas. O objetivo do trabalho é analisar o processo de desenvolvimento e/ou aquisição desses recursos de um restaurante gastronômico brasileiro. A metodologia adotada foi um estudo de caso do Restaurante Mocotó e os dados coletados foram entrevistas, análise de documentos, vídeos e fotos. A metodologia de análise foi a análise de conteúdo com o auxílio do Atlas.ti. Os resultados apontam que os principais recursos estratégicos são cultura organizacional, rede de relacionamento e a capacidade de inovar e criar do chef de cozinha, que foram desenvolvidos internamente.

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Biografia do Autor

  • Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernambuco
    Professora Adjunto I do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. É bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), e em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2003). Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem como áreas de interesse de pesquisa Estratégia Empresarial, Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor com foco em empresas de hospitalidade.
  • Walter Fernando Araújo de Moraes, Universidade Federal de Pernambuco
    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975); Doutorado em Management Sciences - University of Manchester Institute of Science and Techonology (1988); Pós-Doutorado - University of Texas at Austin (1998). Diretor Científico, eleito, da ANPAD - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (janeiro, 2005 -dezembro, 2006) e (janeiro, 2007 - dezembro, 2008). Diretor Acadêmico da Faculdade Boa Viagem (outubro, 1999 - setembro, 2001) e (abril, 2006 - março, 2009). Coordenador do Curso de Mestrado em Administração (1995 - 1997) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, Cursos de Mestrado e Doutorado (2001-2002) e (2010-2014). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, estratégia de internacionalização, competição, recursos competitivos e desempenho empresarial. Consultor na área de Estratégia Empresarial. Membro da Strategic Mnagement Society e da Academy of International Business.
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
    Atualmente é Professora Adjunta do curso de Administração e vice-coordena do Programa de Pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) - mestrado acadêmico interdisciplinar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutorado (2012- bolsista CAPES), mestrado (2006- bolsista) e graduação (2002) em Administração (UFPE). É professora do mestrado acadêmico em Cognição, Tecnologia e Instituições da UFERSA. Esteve na coordenação da especialização em Gestão Estratégica de Serviços (2015-2016) e na graduação em Administração (UFERSA) entre 2012 e 2014. Obteve experiência profissional ao trabalhar numa multinacional francesa e em diferentes instituições de ensino (UFPB, UERN, Faculdade Mater Christi, FBV, UFPE, ESUDA, FUNESA e Senac-Recife). Membro do Grupo de Pesquisa da UFPE: Câmara de Estudos em Estratégias das Organizações, Grupo de Pesquisa da UFERSA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAR) e do Grupo de Pesquisa da UERN: Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar. Pesquisa principalmente os seguintes temas: empreendedorismo internacional, competição, processo de formação das estratégias, liderança, mudança estratégica, marketing, turismo e hotelaria. Possui trabalhos acadêmicos publicados em eventos e periódicos científicos. É avaliadora de livro (EdUFMT), artigos do ENANPAD, 3E´S, AIB (Academy of International business), GESPET, Strategic Management Society, SEMEAD e das revistas Alcance, RAUNP, Estudios y Perspectivas en Turismo, Revista de Administração de Empresas (RAE), Gestão & Regionalidade, Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, Gestão & Planejamento, Revista Organizações Rurais & Agroindustriais, Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista FAROL e AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT. Consultora na área de Estratégia Empresarial e Marketing. 

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Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SALAZAR, Viviane Santos; MORAES, Walter Fernando Araújo de; LEITE, Yákara Vasconcelos Pereira. Tomei Caldo de Mocotó aí oh Fiquei Forte! Processo de desenvolvimento de recursos estratégicos em restaurante gastronômico. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 3, p. 668–695, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i3p668-695. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/116549.. Acesso em: 20 abr. 2024.