Desafios e perspectivas da formação do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p317-325Palavras-chave:
Graduação, Capacitação/políticas, Terapia ocupacional/educação, Ocupações em saúde/educação, Saúde mental/educação.Resumo
Este estudo objetivou identificar a opinião de docentes de cursos de graduação em Terapia Ocupacional acerca dos desafios e perspectivas implicados na formação acadêmica do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental. Trata-se de estudo qualitativo realizado com 14 docentes de saúde mental vinculados a 10 cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. A coleta dos dados se deu através de Formulário de Identificação do Participante e de Roteiro de entrevistas semiestruturado que foram descritos e analisados através da identificação de categorias temáticas. Os principais desafios desta formação revelada pelos docentes envolvem a limitação da grade curricular e a distância existente entre o que preconizam as políticas públicas e a realidade observada no campo. Todos os docentes consideram a pertinência da formação generalista bem como da educação continuada para aquisição de conhecimentos mais específicos. Discute-se sobre os desafios e as potencialidades da formação e da integração ensino-serviço, a continuidade à formação, bem como o engajamento dos docentes na proposição de uma formação mais condizente com a realidade do campo. Considera-se que este estudo acrescenta ao conhecimento da área e contribui para o desenvolvimento de reflexões que contemplem a formação do terapeuta ocupacional em saúde mental.