Desafios e perspectivas da formação do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p317-325

Palavras-chave:

Graduação, Capacitação/políticas, Terapia ocupacional/educação, Ocupações em saúde/educação, Saúde mental/educação.

Resumo

Este estudo objetivou identificar a opinião de docentes de cursos de graduação em Terapia Ocupacional acerca dos desafios e perspectivas implicados na formação acadêmica do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental. Trata-se de estudo qualitativo realizado com 14 docentes de saúde mental vinculados a 10 cursos de graduação em Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo. A coleta dos dados se deu através de Formulário de Identificação do Participante e de Roteiro de entrevistas semiestruturado que foram descritos e analisados através da identificação de categorias temáticas. Os principais desafios desta formação revelada pelos docentes envolvem a limitação da grade curricular e a distância existente entre o que preconizam as políticas públicas e a realidade observada no campo. Todos os docentes consideram a pertinência da formação generalista bem como da educação continuada para aquisição de conhecimentos mais específicos. Discute-se sobre os desafios e as potencialidades da formação e da integração ensino-serviço, a continuidade à formação, bem como o engajamento dos docentes na proposição de uma formação mais condizente com a realidade do campo. Considera-se que este estudo acrescenta ao conhecimento da área e contribui para o desenvolvimento de reflexões que contemplem a formação do terapeuta ocupacional em saúde mental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sarah Raquel Almeida Lins, Universidade Federal de São Carlos
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação especial (UFSCar), Mestre em Terapia Ocupacional, Terapeuta Ocupacional. Participante do grupo de pesquisa em Saúde Mental do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos e do grupo de pesquisa em Capacitação Profissional e Estrutura Curricular em Terapia Ocupacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
  • Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos
    Doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Downloads

Publicado

2015-12-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Desafios e perspectivas da formação do terapeuta ocupacional no campo da saúde mental. (2015). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(3), 317-325. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p317-325