Análise da consolidação da funcionalidade manual de hemiparéticos crônicos após terapia de movimento induzido pela restrição.

Autores

  • Akeline Santos de Almeida Universidade Federal de Sergipe (UFS), Grupo de Estudo em Neurociências – GEN
  • Juliana de Santana Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS), Grupo de Estudo em Neurociências – GEN
  • Diogo Costa Garção Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Morfologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p297-304

Palavras-chave:

Reabilitação, Paresia, Acidente vascular encefálico, Extremidade superior.

Resumo

Diversos métodos de intervenção são utilizados para a reabilitação da função manual de hemiparéticos, dentre os quais está a Terapia de Movimento Induzido pela Restrição (TMIR). O objetivo deste estudo foi investigar a possível consolidação da funcionalidade manual após três meses do término da TMIR em hemiparéticos crônicos pós-AVE. Participaram deste estudo 16 sujeitos, distribuídos em Grupo Intervenção (GI) e Grupo Controle (GC). Os integrantes do GI foram submetidos à TMIR, enquanto o GC realizou o mesmo treino funcional sem a contensão. Os sujeitos foram avaliados pré, pós e após três meses da intervenção com os instrumentos de avaliação padronizados: Motor Activity Log (MAL), Wolf Motor Function Test (WMFT) e o Action Research Arm Test (ARAT). Os dados foram analisados através do teste ANOVA seguido pelo post hoc Student – Newman – Keuls. O GI apresentou aumento significativo do desempenho nos testes MAL (p=0,001), WMFT (p=0,05) e ARAT (p=0,03) e não se constatou diferença significativa (p=1) da AV2 para AV3 no GI em todos os testes, indicando aumento do uso espontâneo, função motora e destreza manual/digital que se mantiveram após três meses do término do protocolo. A TMIR aumentou a funcionalidade manual de hemiparéticos crônicos e os ganhos funcionais permaneceram três meses após o término da terapia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Akeline Santos de Almeida, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Grupo de Estudo em Neurociências – GEN
    Fisioterapeuta, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Grupo de Estudo em Neurociências – GEN, Aracaju, SE, Brasil.
  • Juliana de Santana Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Grupo de Estudo em Neurociências – GEN
    Fisioterapeuta, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Grupo de Estudo em Neurociências – GEN, Aracaju, SE, Brasil.
  • Diogo Costa Garção, Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Morfologia

    PhD, Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Grupo de Estudo em Neurociências – GEN, Aracaju, SE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Almeida, A. S. de, Santos, J. de S., & Garção, D. C. (2016). Análise da consolidação da funcionalidade manual de hemiparéticos crônicos após terapia de movimento induzido pela restrição. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 297-304. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p297-304