Ensino de saúde do trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional: contribuições ao debate sobre parâmetros de avaliação do ensino público brasileiro

Autores

  • Iranise Moro Pereira Jorge Universidade Federal do Paraná, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Angela Paula Simonelli Universidade Federal do Paraná, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Jessica Elisa da Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Sattylla Sanny de Matos Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Marina Batista Chaves Azevedo de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Barbara Iansã de Lima Barroso Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p109-115

Palavras-chave:

Educação superior, Terapia ocupacional/ educação, Saúde do trabalhador/educação.

Resumo

Esta pesquisa possui como objetivo, investigar as ações de pesquisa, ensino e extensão desenvolvidas na área de Saúde do Trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional das universidades públicas do Brasil. Trata-se de pesquisa descritiva exploratória, realizada por duas Universidades Federais. A amostra foi composta por (n=16) cursos de graduação em Terapia Ocupacional de (n=15) universidades públicas. Os dados encontrados demonstram que as universidades abordam a área de Saúde do Trabalhador. Dispõem, em sua maioria, de professores com titulação na área de Ergonomia e apresentam, nos últimos três anos, (n=08) campos de estágio, (n=14) projetos de extensão, (n=70) trabalhos de conclusão de curso, (n=20) projetos de pesquisas e (n=29) publicações em periódicos científicos. Destaca-se a necessidade de ações que promovam a intersetorialização e o debate entre instituições, a fim de possibilitar troca de experiências e avanços no conteúdo do ensino,
tanto neste campo de atuação, quanto na formação dos docentes responsáveis pela área de Saúde do Trabalhador.

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Biografia do Autor

  • Iranise Moro Pereira Jorge, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Terapia Ocupacional

    Professora Adjunta, Departamento de Terapia Ocupacional, Laboratório de Reabilitação, Acessibilidade e Trabalho (LABRAT).

  • Angela Paula Simonelli, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Terapia Ocupacional

    Professora Adjunta, Departamento de Terapia Ocupacional, Laboratório de Reabilitação, Acessibilidade e Trabalho (LABRAT).

  • Jessica Elisa da Rosa, Universidade Federal do Paraná

    Acadêmica do oitavo período de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná. Laboratório de Reabilitação, Acessibilidade e Trabalho (LABRAT).

  • Sattylla Sanny de Matos Ferreira, Universidade Federal do Paraná

    Acadêmica do sétimo período de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná. Laboratório de Reabilitação, Acessibilidade e Trabalho (LABRAT).

  • Marina Batista Chaves Azevedo de Souza, Universidade Federal da Paraíba

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Administração – Ênfase em Estado e Trabalho da Universidade Federal da Paraíba, Laboratório de Saúde, Trabalho e Ergonomia (LASTE).

  • Barbara Iansã de Lima Barroso, Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Terapia Ocupacional
    Assistente II do Depto. de Terapia Ocupacional da UFPB.

Publicado

2016-08-17

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Pereira Jorge, I. M., Simonelli, A. P., Rosa, J. E. da, Ferreira, S. S. de M., Souza, M. B. C. A. de, & Barroso, B. I. de L. (2016). Ensino de saúde do trabalhador nos cursos de graduação em Terapia Ocupacional: contribuições ao debate sobre parâmetros de avaliação do ensino público brasileiro. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(2), 109-115. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i2p109-115