A interação durante as provas operatórias: considerações para a avaliação infantil

Autores

  • Carla Regina Silva Departamento de Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0002-7079-8340
  • Marina Sanches Silvestrini Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p399-408

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Terapia ocupacional, Avaliação/métodos.

Resumo

A teoria de Jean Piaget classifica o desenvolvimento infantil em estágios, de acordo com as estruturas cognitivas delineadas por idade e elabora o sistema de avaliação infantil - provas operatórias, conhecido e muitas vezes utilizado pelo terapeuta ocupacional. Serão apresentados os resultados relevantes de uma pesquisa que objetivou a análise crítica-reflexiva de variáveis durante a aplicação de provas operatórias de conservação; seriação; classificação e função simbólica em crianças nas fases pré-operatória, operatória e operatória concreta. As metodologias aplicadas e os materiais utilizados foram intencionalmente modificados em três etapas para cada prova: material e metodologia tradicionais, material diversificado e manuseio ativo e material personalizado e metodologia ativa. Após três meses de aplicações, registros imagéticos, instrumentos de pesquisa preenchidos e análises realizadas, temos como principais resultados que o manuseio ativo e a relação com os materiais diversificados contribuíram para respostas de maior maturidade intelectual da criança, em um número considerável de sessões.

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Biografia do Autor

  • Carla Regina Silva, Departamento de Terapia Ocupacional Universidade Federal de São Carlos

    Departamento de Terapia Ocupacional 

    Universidade Federal de São Carlos

    Grupo de Pesquisa AHTO - Atividades Humanas e Terapia Ocupacional

  • Marina Sanches Silvestrini, Universidade Federal de São Carlos

    Terapeuta Ocupacional. Educadora de Programa de Liberdade Assistida de São Carlos

     

Publicado

2015-12-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Silva, C. R., & Silvestrini, M. S. (2015). A interação durante as provas operatórias: considerações para a avaliação infantil. Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(3), 399-408. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p399-408