Implantação de centro especializado em reabilitação: vantagens e desvantagens apontadas pelos gestores municipais de saúde

Autores

  • Juarez de Souza Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Wiliam César Alves Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p373-381

Palavras-chave:

Reabilitação, Gestão em saúde, Regionalização.

Resumo

Este estudo buscou identificar as vantagens e desvantagens apontadas pelos gestores sobre a implantação do Centro Especializado de Reabilitação, como referência regional em um município da região Centro Sul Fluminense, Três Rios/RJ, Brasil. Pesquisa exploratória, descritiva, abordagem qualiquantitativa. Dados coletados através de entrevistas individuais, roteiro semiestruturado, com 27 participantes, no primeiro semestre 2014, analisados a luz do Qualiquantisoft® versão 1.3c. Emergiram Idéias Centrais sobre vantagens, tais como: melhor qualidade de vida; facilidade no acesso; oferta de serviços especializados; evitar o deslocamento; garantia de um serviço de qualidade a baixo custo; melhora da gestão no setor de transporte; não soube informar e nenhuma vantagem. Quanto às desvantagens: dificuldades com o transporte; aumento da demanda; e preocupações e responsabilidades em garantir atendimentos. A despeito das vantagens, conclui-se que elas não coadunam em sua plenitude com os benefícios que os serviços em redes podem proporcionar. As desvantagens apontam para desafios no aprimoramento da gestão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juarez de Souza Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Fisioterapeuta. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - Mestrado Profissional – PPGSTEH - Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro, Brasil. 

  • Wiliam César Alves Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Enfermeiro. Professor Doutor e Orientador Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - Mestrado Profissional – PPGSTEH. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2015-12-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Implantação de centro especializado em reabilitação: vantagens e desvantagens apontadas pelos gestores municipais de saúde. (2015). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(3), 373-381. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p373-381