Estigma e transtorno mental: perspectiva do terapeuta ocupacional

Autores

  • Laila Uemura Universidade Federal do Paraná
  • Milton Carlos Mariotti Universidade Federal do Paraná
  • Rosibeth Del Carmen Munõz Palm Universidade Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p309-316

Palavras-chave:

Estigma Social. Saúde Mental. Terapia Ocupacional.

Resumo

O estigma é um fator que pode interferir no desempenho ocupacional dos indivíduos com transtorno mental, desde sua busca por trabalho até em suas relações sociais. Esta situação pode ocorrer a partir dos familiares, colegas, vizinhos, como também dos profissionais da saúde mental. Objetivos: verificar a perspectiva dos terapeutas ocupacionais que atuam na saúde mental em Curitiba e região metropolitana a respeito do Estigma. Metodologia: Estudo de abordagem quantitativa, transversal e de cunho exploratório. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário fechado e foi realizada a análise descritiva dos dados. Resultado: Os profissionais que atuam na saúde mental em Curitiba e Região Metropolitana demonstraram compreensão do estigma para os indivíduos com transtorno mental em grande parte do questionário e apresentaram incertezas quanto a própria sensação de estigma. Conclusão: Foi possível perceber a perspectiva do terapeuta ocupacional em relação aos estigmas de indivíduos com transtorno mental, que estiveram de acordo com a maior parte dos dados encontrados na literatura internacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laila Uemura, Universidade Federal do Paraná
    Graduada em Terapia Ocupacional pela UFPR.
  • Milton Carlos Mariotti, Universidade Federal do Paraná

    Saúde Mental. Qualidade de Vida. Ciência Ocupacional.Docência.

    Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.

    Professor fundador do curso de graduação em Terapia Ocupacional da UFPR. Coordenador 2003 a 2007. Chefe Fundador do Departamento de Terapia Ocupacional.

Publicado

2015-12-26

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Estigma e transtorno mental: perspectiva do terapeuta ocupacional. (2015). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 26(3), 309-316. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26i3p309-316