Notas sobre performance e representação na história do teatro brasileiro – uma dialética trágica

Autores

  • Ivan Delmanto Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p105-119

Palavras-chave:

Teatro, Dramaturgia, Teoria crítica, Teatro épico, Dialética.

Resumo

O artigo trata da teoria da performance no Brasil. Consideramos que tal importação, assolada por um processo histórico também ele altamente contraditório e desigual, gerou entre nós diversas manifestações teatrais fraturadas, que poderiam ser contempladas por um conceito ampliado de tragédia. Procuraremos identificar, nesses momentos decisivos, diversas manifestações de uma certa dialética trágica que, não obstante sua diversidade, poderia caracterizar esse processo como capaz de gerar obras tão dilaceradas quanto o tecido social que lhes corresponde.

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Biografia do Autor

  • Ivan Delmanto, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Ivan Delmanto é encenador e dramaturgo. Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada na FFLCH - USP, é doutorando na área de Teoria e História do Teatro na ECA-USP, com projeto sobre a formação da dramaturgia brasileira.

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Publicado

2016-07-01

Edição

Seção

SALA ABERTA

Como Citar

Delmanto, I. (2016). Notas sobre performance e representação na história do teatro brasileiro – uma dialética trágica. Sala Preta, 16(1), 105-119. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i1p105-119