A performatividade das figuras na dança coral de Lia Rodrigues em Piracema

Autores

  • Gabriela Machado Freire Tournillon Alcofra Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p119-130

Palavras-chave:

Dramaturgia, Performatividade, Representatividade.

Resumo

A partir de um breve histórico das transformações no conceito e na prática da dramaturgia tanto no teatro quanto na dança desde a metade do século XX no ocidente, este artigo busca refletir sobre a representação e a apresentação, a performatividade e a representatividade na construção da cena contemporânea, relacionando sujeito e contexto tanto como autor quanto como espectador, tendo como objeto de estudo o espetáculo Piracema, da Lia Rodrigues Companhia de Danças.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriela Machado Freire Tournillon Alcofra, Universidade Estadual de Campinas
    Gabriela Alcofra é artista da dança e pesquisadora, doutoranda no programa de Pós- Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da UNICAMP.

Referências

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. In: Sala Preta, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Eca/USP, São Paulo, n. 08, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p197-210

FERNANDES, Silvia. Teatralidades contemporâneas. In. Texto e imagem: estudos de teatro.Org. Maria João Brilhante, Maria Helena Werneck. Rio de Janeiro: 7 letras, 2009.

FREIRE, Cristina. Arte Conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

GUMBRECHT, H.U., Produção de Presença. O que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro,Ed. Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2010.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac&Naïfy, 2007.

POSCHMANN, Gerda. Der nicht mehr dramatische Theatertext. Aktuelle Bühnenstücke und ihre dramaturgische Analyse. Tübingen: Niemeyer, 1997. Tradução de Stephan Baumgärtel( UDESC).

ROMANO, Lúcia. O Teatro do Corpo Manifesto: Teatro Físico. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2005.

TOURINHO, Ligia Losada. Dramaturgias do Corpo: protocolos de criação das Artes da Cena. Tese de Doutorado – UNICAMP, Campinas, SP, 2009.

TRIAU, Christophe. Choralités. In: Alternatives théâtrales. 2003. Tradução: Marcus Vinicius Borja

Downloads

Publicado

2016-12-21

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

A performatividade das figuras na dança coral de Lia Rodrigues em Piracema. (2016). Sala Preta, 16(2), 119-130. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p119-130