Contornos e procedimentos para um pensamento coreográfico

Autores

  • Sofia Vilasboas Slomp Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p82-93

Palavras-chave:

Jérôme Bel, Procedimento em dança contemporânea, Teatralidade, Estética da cena.

Resumo

Este artigo visa refletir sobre procedimentos em dança contemporânea a partir de criações do coreógrafo Jérôme Bel, apresentados no Brasil em 2016: The show must go on e Gala. Tais espetáculos evidenciam estratégias que questionam discursos fixos sobre os modos de criação em dança e provocam as expectativas do espectador no cruzamento entre amadores, profissionais e o próprio público na duração do espetáculo. Autores como Erika Fischer-Lichte, Óscar Cornago e Geisha Fontaine aqui permeiam parte das reflexões sobre teatralidade e procedimentos em dança contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sofia Vilasboas Slomp, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da ECA-USP

Referências

BEL, J. Jérôme Bel: Gala nouveau spectacle du chorégraphe atypique – Entrée Libre. Entrevista concedida ao Programa Entrée Libre do canal francês France 5. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kM6IIGmzXik>. Acesso em: 9 mar. 2017.

______. Jérôme Bel – catalogue raisonne – The show must go on (2001) – second part. Entrevista concedida a Chapuis Yvane. 2006. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sSw5U46xiZs>. Acesso em: 7 mar. 2017.

______. About Nom donné par l'auteur (1994) 2. Entrevista concedia a Christophe Wavelet. 2005. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1GeIb3XwKIU>. Acesso em: 5 mar. 2017.

CORNAGO, O. Y despues de la performance qué? Público y teatralidad a comienzos del siglo XXI. Urdimento, v.1, n. 26, p. 20-41, jul. 2016. Disponível em: < http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8197>

______. El mito de la acción. In: CORNAGO, O. Ensayos de teoria escénica: sobre teatralidad, público y democracia. Madrid: Abada, 2015. p. 13-77.

FISCHER-LICHTE, E. Realidade e ficção no teatro contemporâneo. Sala Preta, São Paulo, v. 13, 2. ed, p. 14-32, 2013. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/69073>.

FÉRAL, J. La théatralité: à la recherche de la spécificité du langage théâtral. In: FÉRAL, J. Théorie et pratique du théâtre: au-delà des limites. Montpellier: L’Entretemps, 2011. p. 81-106.

FONTAINE, G. Les danses du temps. Pantin: Centre National de la Danse, 2004.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Contornos e procedimentos para um pensamento coreográfico. (2017). Sala Preta, 17(1), 91-102. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v17i1p82-93