O corpo na ópera: alguns apontamentos

Autores

  • Marília Velardi Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v11i1p42-52

Palavras-chave:

Ópera, corpo, encenação

Resumo

Talvez seja desde a utilização do termo Gesamtkunstwerk por Richard Wagner que a ideia de ópera como espetáculo total tenha sido inexoravelmente incorporada ao seu significado. Entretanto, há questões importantes que interferem na produção, realização e encenação da ópera com forte ligação com a encenação teatral. Dentre essas questões está a afirmação comum de que a expressão da técnica vocal pode ser prejudicada pelas ações corporais. Todavia, as novas gerações de cantores líricos ainda em formação parecem opor-se a esta perspectiva. Buscam uma formação teatral sólida e abrem-se para diversas experiências corporais. Isto tende a demonstrar não apenas uma disponibilidade para a encenação, mas aponta para valores e conceitos sobre o espetáculo operístico.

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Biografia do Autor

  • Marília Velardi, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) - Brasil
    Doutora em pedagogia do Movimento Humano pela Unicamp Docente do curso Ciências da Atividade Física na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo Preparadora Corporal do Núcleo Universitário de Ópera

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Publicado

2011-12-21

Edição

Seção

EM PAUTA

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