O disfarce do ovo - Reação como procedimento de criação para a cena contemporânea

Autores

  • Paulina Maria Caon Doutoranda do PPGAC-ECA/USP. Docente do Curso de Teatro do Instituto de Artes da Universidade Federal de uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i2p78-85

Palavras-chave:

reação, encenação, texto literário, corpo

Resumo

O texto compartilha procedimentos criativos da criação de O Disfarce do Ovo, delimitando a  idéia de reação a uma obra de referência como forma de encenação do Coletivo Teatro Dodecafônico. A ideia de reação emerge como uma espécie de leitura em busca de referências cruzadas, buscando responder à obra de Clarice Lispector com uma coletânea de impressões e citações. A fricção, a justaposição, a sobreposição são escolhas da encenação, que dialoga com o procedimento cinematográfico de montagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulina Maria Caon, Doutoranda do PPGAC-ECA/USP. Docente do Curso de Teatro do Instituto de Artes da Universidade Federal de uberlândia.
    Paulina Caon formou-se pela Escola de Comunicações e Artes da USP; mestre e doutoranda em Pedagogia do Teatro pela mesma instituição. Foi professora conferencista da ECA-USP (2009/2010) e é docente da Universidade Federal de Uberlândia desde 2010. Integra o Coletivo Teatro Dodecafônico (SP) desde 2008, que investiga procedimentos criativos na cena contemporânea, especialmente a interface entre corpo, arquitetura, cinema e teatro. Sua pesquisa desde o mestrado refletiu sobre a importância da experiência corporal na formação da pessoa, buscando investigar o papel da dimensão estética e artística nesse processo. O mestrado, Construir Corpos, Tecer Histórias – educação e cultura corporal em duas comunidades paulista, foi publicado nesse ano pela Ed. Annablume. A pesquisa de doutorado (USP) “Corpo e Ensino de Teatro – situações e tensões da contemporaneidade” se articula a sua prática docente na Universidade Federal de Uberlândia – Minas Gerais (Brasil), onde reside.

Downloads

Publicado

2012-12-02

Edição

Seção

EM PAUTA

Como Citar

Caon, P. M. (2012). O disfarce do ovo - Reação como procedimento de criação para a cena contemporânea. Sala Preta, 12(2), 78-85. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i2p78-85