THE JOGO-GO-GO MUST GO ON - A CONSTRUÇÃO DE UMA INTERPELAÇÃO TRÁGICA-FARSESCA NA PERFORMANCE URBANA CONTEMPORÂNEA: o exemplo Hasard do Erro Grupo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p76-90Palavras-chave:
ERRO Grupo, Políticas do olhar, Recepção teatral, Teatro performativo.Resumo
O presente trabalho analisa as configurações do papel do espectador criadas pelas estratégias do grupo teatral-performativo ERRO, que insere seu jogo performativo Hasard no cotidiano urbano. Partimos da hipótese de que o ERRO Grupo tematiza com suas ações uma crise profunda da democracia e das relações sociais frente à hegemonia das relações econômicas capitalistas. Vemos essa crise principalmente no modo como Hasard qualifica a participação do espectador no evento cênico. A configuração da participação do espectador oscila paradoxalmente entre ser a razão de existir do jogo cênico e uma função efetivamente anulada para que o jogo aconteça e continue. Longe de ser uma fraqueza da proposta, ela constitui a contradição mais significativa da montagem. Esta oscilação leva o espectador contemporâneo a vivenciar o que pode ser chamado uma experiência política de dimensões trágico-farsescas.
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