O CORPO CUBANO E SUAS PERFORMANCES DO QUELÓIDE NA ILHA DO ESPETÁCULO

Autores

  • Luvel García Leyva Universidade de São Paulo
  • (Tradução: Hanna Araújo)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p67-75

Palavras-chave:

Memória, Performance política, Performance do quelóide.

Resumo

O corpo cubano, politizado em seu desempenho, está atravessado pela memória. Uma espécie de encenação atual de eventos políticos que têm suas raízes no passado. Uma performance do "quelóide" que desvela as cicatrizes da cubanidade e nos permite pensar a constituição física de suas complexas relações sociais. Os estudos da performance possibilitam trazer-nos então à corporalidade de cenários sociais cubanos que entretecem uma multiplicidade de diferenças. Nos facilita perceber a mobilidade desse corpo em cenas de adequação, resistência ou subversão frente às lógicas dominantes de fora e de dentro de Cuba.  É nosso potencial de obediência ou revolução. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luvel García Leyva, Universidade de São Paulo
    Pedagogo, crítico e investigador teatral cubano.

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

García Leyva, L., & Araújo), (Tradução: H. (2014). O CORPO CUBANO E SUAS PERFORMANCES DO QUELÓIDE NA ILHA DO ESPETÁCULO. Sala Preta, 14(1), 67-75. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v14i1p67-75