A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau

Autores

  • Greice Scheneider Universidade Federal da Bahia
  • José Benjamim Picado Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65602

Palavras-chave:

Fotografia, Efeito de discurso, Representação, Robert Doisneau.

Resumo

O propósito deste artigo é o de examinar o alcance de certos operadores de análise de materiais fotográficos, a título de uma exploração a certos aspectos do estilo de composição do fotógrafo francês Robert Doisneau (1912/1994): estamos especialmente de acordo com o papel exercido pela ambigüidade, própria às situações visuais geradas por suas fotografias, na configuração de um efeito de discurso para estas imagens (transformadas em sucedâneos de pequenas narrativas, quase sempre tingidas de um humor cômico). Procuramos avaliar a eficácia desta ambigüidade, a pattir de noções como as da necessária incompletude dos aspectos visíveis na representação visual, assim como o da necessária cooperação que esta parece suscitar da parte do espectador (noções estas que detivam sobretudo das lições de Gombrich e de Goodman sobre a ontologia da representação).

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Publicado

12/23/2004

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Scheneider, G., & Picado, J. B. (2004). A construção de mundos em fotografias de representações: supressão e ambiguidade em Robert Doisneau. Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 31(22), 59-77. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2004.65602