Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Teresa

A revista Teresa: revista de literatura brasileira (Qualis A1), uma publicação semestral da Área de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP), criada em 2000, tem como objetivo publicar pesquisas e investigações, abordando a área de Literatura Brasileira em perspectivas originais e avançadas, desenvolvidas  por pesquisadores no Brasil e no exterior.

 

CHAMADA DE TRABALHOS

A revista Teresa, publicação do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, espera receber contribuições para o dossiê Crítica Literária no Brasil. Serão avaliados artigos que se dedicam a pelo menos um entre os seguintes tópicos:

1) funções da crítica literária produzida no Brasil;

2) escolas e vertentes de crítica literária no Brasil;

3) polêmicas críticas de ontem e de hoje;

4) fronteiras do texto crítico: entre crítica e ficção; crítica e sociologia; crítica e teoria literária; crítica e historiografia literária; crítica literária e crítica cultural;

5) diálogos de textos de crítica literária produzidos no Brasil com textos críticos produzidos em outros países;

6) crítica literária na contemporaneidade: transformações, tendências, conflitos;

7) contribuições de críticos específicos aos estudos literários no Brasil.

Solicitamos aos autores que, ao enviarem os manuscritos, observem e respeitem rigorosamente as normas de publicação expostas no website da Revista, na seção “Submissões”. O link para acesso é: http://www.revistas.usp.br/teresa/about/submissions. Editor do volume: Prof. Dr. Jefferson Agostini Mello (USP) O prazo para envio de trabalhos é 24 de fevereiro de 2017.