O Moderno antes do Modernismo: paradoxos da pintura brasileira no nascimento da República

Autores

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
  • Lúcia K. Stumpf

Palavras-chave:

intura de história, Academismo, Primeira República, Belmiro de Almeida, Antônio Parreiras

Resumo

O presente artigo discute a especificidade da pintura brasileira produzida durante a Primeira República (1889-1930), a qual não pode ser compreendida nem como uma continuidade harmônica em relação à tradição herdada pelo Império e nem mediante o rótulo de “pré-moderna”. A partir da interpretação de duas telas, Os descobridores, de Belmiro de Almeida, e Fundação da cidade de São Paulo, de Antônio Parreiras, pretende-se examinar os sentidos políticos e culturais particulares que as obras engendram, os quais emanam dos momentos e condições específicos de sua produção, bem como da relação crítica que possuem para com a tradição acadêmica no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Paula Cavalcanti Simioni, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
    é docente no Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Autora do livro Profissão artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras (Edusp, 2008).
  • Lúcia K. Stumpf
    Lúcia K. Stumpf é mestre em Culturas e Identidades Brasileiras, pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP.

Downloads

Publicado

2014-06-23

Como Citar

O Moderno antes do Modernismo: paradoxos da pintura brasileira no nascimento da República. (2014). Teresa, 14, 111-129. https://revistas.usp.br/teresa/article/view/99459