Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.103981

Palavras-chave:

Gênero, Feminilidade, Imagens, Consumo, Mídias digitais.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas sobre possíveis abordagens sociológicas de imagens de feminilidade recorrentes na publicidade e em mídias digitais que circulam em redes sociais na internet. Problematizam-se as abordagens mais corriqueiras de imagens publicitárias do gênero feminino e sua relação com a noção de “representação” geralmente contraposta à “realidade”. Propõe-se uma abordagem diferenciada, que supere essa dicotomia e leve em conta o contexto atual de circulação de imagens em mídias digitais e novas tecnologias de comunicação, bem como as potenciais contribuições destas para constituir performances e referências identitárias de gênero.

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Biografia do Autor

  • Túlio Cunha Rossi, Universidade Federal Fluminense

    Professor adjunto do Departamento de Ciências Sociais de Campos dos Goytacazes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professor colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

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Publicado

2017-04-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Feminilidade e suas imagens em mídias digitais: questões para pensar gênero e visualidade no século XXI. (2017). Tempo Social, 29(1), 235-255. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.103981