“Each man kills the thing he loves”: uma leitura queer de “O Berloque Vermelho” de Silva Pinto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i33.141134

Palavras-chave:

Homossexualidade, masculinidade, queer, ficção, Portugal.

Resumo

“O berloque vermelho”, de Silva Pinto, constitui, presumivelmente, a primeira expressão da relação erótica entre dois homens apresentada na primeira pessoa em literatura portuguesa. Uma leitura queer deste conto permite lançar luz sobre a masculinidade gay, na época em que a categoria de homossexualidade estava a ser forjada, mas ainda não assimilada pela scientia sexualis, a sociedade e a cultura lusas. Contemporâneo das primeiras representações literárias e mediáticas da homossexualidade, o conto antecede a primeira controvérsia nacional inerente ao processo da sua juridificação e psiquiatrização, em que participará o seu autor, com notável repercussão na futura perceção dos homossexuais. 

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Biografia do Autor

  • António Fernando Cascais, Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Departamento de Ciências da Comunicação

    Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Departamento de Ciências da Comunicação.Ciências da Comunicação.Estudos de Género.Teoria Queer. História, Filosofia e ètica das Ciências e das Técnicas.Comunicação da Ciência

     

     

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Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Dossiê 33: Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro

Como Citar

CASCAIS, António Fernando. “Each man kills the thing he loves”: uma leitura queer de “O Berloque Vermelho” de Silva Pinto. Via Atlântica, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 95–112, 2018. DOI: 10.11606/va.v0i33.141134. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/141134.. Acesso em: 23 nov. 2024.