AS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO BÁSICO: BREVE REFLEXÃO

Autores

  • Rosângela Sarteschi Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i18.50750

Palavras-chave:

diversidade cultural e educação, literaturas africanas de língua portuguesa, literatura afro-brasileira

Resumo

ESTE TRABALHO PRETENDE FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COLOCADAS EM CONFRONTO, AVALIANDO DE QUE MANEIRA A ATIVIDADE LITERÁRIA INSERE-SE NA DISCUSÃO DE NACIONALIDADE, DE IDENTIDADE, DE PLURALIDADE E DE DIVERSIDADE. AO INCLUIRMOS A VOZ DAS CULTURAS PERIFÉRICAS, APONTAMOS NÃO SÓ PARA UMA NARRATOLOGIA CRÍTICA DE TRANSFORMAÇÃO E REMODELAÇÃO DOS CÂNONES, COMO TAMBÉM PARA REAVALIAÇÕES CULTURAIS DE NARRATIVAS QUE FORAM MARGINALIZADAS E QUE PERSISTEM NAS FRANJAS OU NOS INTERSTÍCIOS DA SOCIEDADE.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

SARTESCHI, Rosângela. AS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO BÁSICO: BREVE REFLEXÃO. Via Atlântica, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 133–146, 2010. DOI: 10.11606/va.v0i18.50750. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50750.. Acesso em: 19 abr. 2024.