'Liberdade, Igualdade, Fraternidade ou a Morte?': Extravios do post/al colonial em Nação Crioula”

Autores

  • Rui Gonçalves Miranda The University of Nottingham

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i25.69631

Palavras-chave:

Eça de Queiroz, José Eduardo Agualusa, Postal, Desinterrância, Communitas

Resumo

Este artigo visa contestar leituras de estrutura edipiana bem como a ênfase em simbologias (utópicas, heterotópicas) que reduzem a pluridimensionalidade do “postal” e de “política postal” na inscrição do espaçamento (pós-/neo) colonial do Atlântico Sul em Nação Crioula. Partindo dos inevitáveis extravios na(s) correspondência(s) do romance, aborda-se a impropriedade constitutiva de qualquer projecção e apropriação “comunitária”. A “destinerrância” rompe com genealogias e derivações, operando uma diversão para além dos limites e (de)limitações de predestinadas correspondências, triangulações e demais circuitos históricos, identitários, literários e políticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rui Gonçalves Miranda, The University of Nottingham
    Graduação em Português e Inglês pela  Universidade do Minho (Portugal). In 2010, PhD in Lusophone Studies pela University of Nottingham. Professor Assistente na University of Nottingham e Instrutor, pelo Instituto camões, no Queen Mary College, University of London.

Downloads

Publicado

2014-07-24

Edição

Seção

Dossiê 25: Triangulações Atlânticas - transnacionalidades em língua portuguesa

Como Citar

’Liberdade, Igualdade, Fraternidade ou a Morte?’: Extravios do post/al colonial em Nação Crioula”. (2014). Via Atlântica, 15(1), 147-165. https://doi.org/10.11606/va.v0i25.69631