Intracolonialismo ou "l’Animotion" do Atlântico negro

Autores

  • Bernard McGuirk The University of Nottingham

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i25.69815

Palavras-chave:

África, Angola, Intra-colonialismo, Atlântico pardo, Les animots

Resumo

Na linha canônica de Dostoevsky e Kafka o novelista angolano José Eduardo Agualusa nos brinda com protagonistas ou narradores menos propenso à porta-vozes que a animots. A proposição de Jacques Derrida “Ecce animot, [...] assumindo o título de um animal autobiográfico numa resposta arriscada, fabulosa ou quimérica à questão “Mas eu, quem sou eu?” é apropriada se quisermos perseguir o o re(p)t(il)elhar da história na construção da memória angolana. O “vendedor” que dá nome ao romance, o albino Félix Ventura (felicidade futura garantida?), é um homem com uma ocupação pouco usual. Se a sua linhagem não é suficientemente distinta, ele pode muda-la para você. Se sua família não é tão gloriosa quanto você gostaria, Félix Ventura pode te dar outra. Félix Ventura é um vendedor de passados.   Mas quem o observa? Quem conta sua estória? Quem, ou o que, está na sua cola? Quem, ou o que, coloca o enredo em (ani)mo(t)vimento? L’animot juste ou juste l’animot? A proposta meditação acerca do intra-colonialismo pós-colonial angolano tem como foco a economia de passados transformados, lavados pela valência de cambiantes identidades. A análise da função do albino que explora a dimensão parda – um tom de cinza – de uma atlântica Angola pós-colonial que reinventa seu passado e reinscreve sua história; após intromissões falhadas de expansionismos soviéticos ou intervencionismos cubanos, agora envoltos numa língua globalizante de animosidade menos paralisante de animots que ousam se arriscar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bernard McGuirk, The University of Nottingham
    Professor Catedrático de Romance Literatures and Literary Theory na Universidade de Nottingham, onde ocupa igualmente o cargo de diretor do International Consortium for the Study of Post-Conflict Reconstruction and Reconciliation. A sua pesquisa e as suas publicações abrangem uma vasta área de leituras teóricas e críticas de literaturas em inglês, francês, italiano, português e espanhol. Mais recentemente, estudou os legados literários e culturais da Guerra Falklands-Malvinas. Entre as suas publicações mais recentes contam-se Falklands/Malvinas. An Unfinished Business (2007, New Ventures) e Haroldo de Campos in Conversation: In Memoriam 1929-2007 (do-edição Else Vieira; 2007, Zoilus Press).

     

     

Downloads

Publicado

2014-07-24

Edição

Seção

Dossiê 25: Triangulações Atlânticas - transnacionalidades em língua portuguesa

Como Citar

MCGUIRK, Bernard. Intracolonialismo ou "l’Animotion" do Atlântico negro. Via Atlântica, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 15–46, 2014. DOI: 10.11606/va.v0i25.69815. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/69815.. Acesso em: 23 abr. 2024.