Memória e rememoração do acontecimento de leitura

Autores

  • Brigitte Louichon Université Montpellier 2

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98630

Palavras-chave:

didática da literatura, cultura literária, lembranças de leitura, atividades escolares

Resumo

Se a escola tem a ambição de permitir aos alunos que construam uma cultura literária, é necessário buscar definir o que é uma lembrança de leitura. Este artigo pretende num primeiro momento observar e analisar um corpus de lembranças extraídas de diversos textos autobiográficos. Destacamos quatro dimensões recorrentes: a lembrança de leitura é primeiro uma lembrança de um livro enquanto objeto ; uma lembrança de si como leitor ; uma lembrança do efeito produzido pela leitura e, finalmente, uma lembrança muito viva do texto e da história. Num segundo momento este artigo confronta essas observações às práticas de sala de aula e faz proposições de atividades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê 28: Literatura e Educação

Como Citar

LOUICHON, Brigitte. Memória e rememoração do acontecimento de leitura. Via Atlântica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 55–72, 2015. DOI: 10.11606/va.v0i28.98630. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98630.. Acesso em: 18 abr. 2024.