Sobre a Revista

A Revista Via Atlântica, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, tem por objetivo levar aos estudiosos, do Brasil e do Exterior, resultados de investigações desenvolvidas por especialistas nas áreas de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, Literatura Comparada, Literatura Infantil e Juvenil, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e de outras literaturas e culturas  que se expressam em português. Faz parte ainda do escopo da Via Atlântica a publicação de artigos que tratem das relações interdisciplinares da Literatura com outras Linguagens e com outras Formas do Saber. A publicação abrange, além de um Dossiê temático, outros trabalhos inéditos sob a forma de Ensaios, Artigos, Entrevistas e Resenhas de livros de interesse para os Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e áreas correlatas. A revista Via Atlântica está inserida na área temática de Outras Literaturas Vernáculas, conforme tabela de áreas do conhecimento do CNPq (8.02.07.00-6).

Notícias

Dossiê 48: Produção, circulação, leitura e ensino de literatura: perspectivas ibero-afro-americanas

2024-03-28

Partindo do pressuposto de que a literatura é um direito humano, escrever e ler literatura são atividades que favorecem os processos de constituição e reconstituição de nossas identidades individuais e coletivas, promovendo cidadania e nos ajudando a viver, conforme identifica Michèle Petit. Em contextos institucionais, em especial nas escolas e universidades, a literatura ganha sistematização e contornos didáticos, demandando reflexões e práticas orientadas por objetivos e metodologias que devem dialogar com os desafios apresentados por diferentes contextos históricos e comunitários.

Nesse sentido, ao tratarmos de questões relativas à leitura literária, devemos considerar que a experiência dos/as leitores/as com o texto é permeada por uma complexidade de fatores que garantem mais ou menos a efetividade desse encontro em direção à produção de sentidos e ao senso de pertencimento social. Daí a importância de pesquisas que levem em conta os aspectos contextuais que dizem respeito à produção literária e à circulação e recepção dos textos especialmente na esfera do ensino, essencial para o acesso das classes mais empobrecidas à literatura em realidades como a latino-americana e a de países africanos, nas quais as marcas da colonização se fazem presentes até os dias atuais.

Neste número da Revista Via Atlântica, serão publicados artigos que, atentos às especificidades dos contextos ibero-afro-americanos - contextos de ameaça constante à democracia, maior ou menor escassez de políticas públicas, dificuldade de acesso a livros e bibliotecas, entre outros aspectos políticos e sociais -, abordem temas que permitam discutir experiências construídas a partir dos objetos literários, no tocante à sua produção, circulação e/ou recepção. Entre esses temas, merecem destaque: leitura e escrita de literatura em espaços institucionais; leitura e escrita literárias e autoatualização; formação de professores de literatura; educação literária e desafios contemporâneos; estratégias de mediação do texto literário; curadoria de autores e textos; literatura e políticas públicas; literatura e práticas emancipatórias; literatura e marcadores sociais da diferença; projetos de promoção e difusão da leitura; oficinas de escrita literária; leitura subjetiva; experiências de leitores empíricos.

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Edição Atual

v. 24 n. 2 (2023): 100 anos da Literatura de Sodoma
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Publicado: 2023-11-30

In Memoriam

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