O Sound design da série Twin Peaks e a herança de Alan Splet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.148627

Palavras-chave:

Twin Peaks, televisão, ficção seriada, sound design, cinema

Resumo

Este artigo examina o sound design da série televisiva Twin Peaks (TWIN…, 1990-1991), criada por David Lynch e Mark Frost. Analisam-se distorções ou substituições de vozes, técnicas que Lynch havia empregado em um curta e em quatro longas-metragens, com o sound designer Alan Splet. O objetivo é identificar na série, realizada após o término da parceria com Lynch, a persistência do tipo de elaboração sonora de Splet. O exame da mais recente temporada de Twin Peaks (TWIN…,2017) mostra que se intensificaram recursos sonoros das temporadas anteriores, em conjunção com a trama mais ousada em termos narrativos. O artigo fundamentase em Michel Chion quanto ao som e em Luiz Manzano quanto ao sound design. O conceito de brincadeira infinita, de James Carse, e o ensaio de Angela Hague sobre o método investigativo do agente Cooper ajudam a entender a relação entre sonoridade e trama ficcional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Luiz Pucci Junior, Anhembi Morumbi University

    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Autor de O equilíbrio das estrelas: cinema de Walter Hugo Khouri (2001); Cinema brasileiro pós-moderno: o neon-realismo (2008). Organizador de Televisão: formas audiovisuais de ficção e documentário (2011) e de Televisão: entre a metodologia analítica e o contexto cultural (2016). Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), categoria 2.

  • Fabiano Pereira de Souza, Anhembi Morumbi University

    Doutorando e Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Possui especialização em Cinema, Vídeo e Fotografia – Criação em Multimeios (2008), graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2002) e em Design Digital (1997), todos pela Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de comunicação, com ênfase em jornalismo, em publicações de mídia impressa de larga circulação nacional e online.

Referências

Downloads

Publicado

2019-06-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PUCCI JUNIOR, Renato Luiz; SOUZA, Fabiano Pereira de. O Sound design da série Twin Peaks e a herança de Alan Splet. RuMoRes, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 169–191, 2019. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2019.148627. Disponível em: https://revistas.usp.br/Rumores/article/view/148627. Acesso em: 7 fev. 2026.