LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA - Considerações clínicas, hematológicas e anatomopatológicas a propósito de um caso

Autores

  • João Alves Meira
  • Michel Jamra
  • Maria Luiza Mercadante Tavares de Lima

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v2i2p253-300

Resumo

Os A.A. apresentam a observação de um caso de leishmaniose visceral em
doente procedente de Jacobina. Estado da Bahia. Tratava-se de um jovem. de
15 anos de idade, doente há 2 anos, com febre diária, hepato-esplenomegalia, anemia, fraqueza e emagrecimento. O paciente foi tratado COillO portador de malária, até o seu internamento. já em muito má!' condições, no Hospital das Clínicas. Êle esteve hospitalizado durante 14 dias. Ao ser admitido. o paciente apresentava-se com insuficiência cardíaca, a qual foi removida com medicação cardiotônica.
O diagnóstico de leishmaniose visceral foi firmado em vida pelo encontro
da Leishmania donovani em esfregaço de material obtido pela punção esternal.
A morte do paciente se deu em conseqüência a hemorragias profusas e incontroláveis da cavidade bucal. Poucos dias antes de sua morte observou-se a existência de uma lesão necrótica na hôca e manifestações purpúricas na pele.
Na primeira parte do trabalho os A.A. discutem a questão do diagnóstico
diferencial da leishmaniose visceral, examinando principalmente o diagnóstico com a malária, a esquistosomíase mansoni e a tripanosomíase americana (moléstia de Chagas), mas fazendo também referências sôbre muitas outras condições patológicas com que o kala-azar pode ser confundido. Na segunda parte do trabalho são feitas considerações hematológicas. O quadro sanguíneo dêste caso e a caracterizado por anemia intensa, leucopenia pronunciada com granulocitopenia e trombocitopenia acentuada, revelando tratar-se de uma pancitopenia grave. Esta dependia de uma aplasia total da medula óssea, como se verificou pelo mielograma. Ao lado da atrofia do parenquima mielóide, atrofia global, extensiva à gránulo-eritro-plaquetopoese existia uma acentuada hiperplasia das células retículo-histiocitárias. O comprometimento generalizado do S.R.E. era evidente histolõgicamente ao exame da medula óssea, baço, fígado e gânglios, que se apresentaram com hiperplasia das células do referido sistema. Os A.A. revêem brevemente a literatura sôbre as alterações sanguíneas do kala-azar e citam várias opiniões a respeito da interpretação dêstes achados e concluem que, no seu caso, observado na fase final da infecção por LeishTIUNlia donovani, a pancitopenia foi conseqüente à hiperplasia do S.R.E., com desaparecimento das células hemoformadoras, não sendo dependente, como em outros registrados na literatura, de uma inibição da maturação por hiperesplenismo. Na terceira parte do trabalho, após o registro do protocolo da necrópsia, os A.A. fazem alguns comentários sôbre o aspecto anátomo-patológico da leishmaniose visceral e descrevem as lesões encontradas no caso por êles estudado. Raras eram as leishmania~ no baço e fígado, enquanto numerosas na medula óssea.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1948-12-01

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA - Considerações clínicas, hematológicas e anatomopatológicas a propósito de um caso. (1948). Arquivos Da Faculdade De Higiene E Saúde Pública Da Universidade De São Paulo, 2(2), 253-300. https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v2i2p253-300