ESTUDO PRELIMINAR DAS DERMATOSES INDUSTRIAIS EM SÃO PAULO

Autores

  • Norberto Belliboni Universidade de São Paulo
  • Abrahão Rotberg Universidade de São Paulo
  • Walter de Paula Pimenta Universidade de São Paulo
  • Bernardo Bedrikow Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v9i1-2p181-188

Resumo

Êste trabalho é uma comunicação preliminar sôbre varios aspectos da dermatologia industrial observados em São Paulo e que justificam a continuação ampla dêsses estudos, em vista de seu interêsse clínico e social e da concentração já elevada e cada vez mais acentuada de indústrias nessa cidade e municípios vizinhos. O estudo consistiu: a) Do exame de 213R operanos em plena atividade, nas próprias fábricas onde trabalhavam. Foram encontrados 221 casos de afecções cutâneas, dos quais 73 dP dermatoses profissionais e para-profissionais, correspondendo a 3,5%: dos indivíduos examinados e 33% das afecções cutâneas. Excluindo os casos de dermatose para-profissional, registraram-se 50 de dermatose profissional propriamente dita, equivalendo a 2,3% dos operários e 22,6% das doenças da pele. Dêstes, 45 eram casos de elaioconiose folicular, consequentes à exposição a produtos do petróleo, representando 2,1% dos trabalhadores examinados e 90% das dermatoses profissionais própriamente ditas. b) Da identificação da origem profissional em 28 casos, entre todos os doentes que acorreram ao ambulatório dérmato-sifiligráfico do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários de São Paulo, no período de 1 de janeiro a 15 de agosto de 1951. Vinte e um dêsses casos foram investigados do ponto de vista alérgico, na secção especializada, no Hospital das Clínicas de São Paulo. c) Do estudo de um grupo de 18 operários, selecionados dentre 64 casos classificados como "dermatite de contacto" na Secção de Alergia do Laboratório Central do Hospital das Clínicas, de 1947 a meados de 1951. Os AA. consideram o mecanismo de produção das dermatoses profissionais, aceitando a classificação em ortoérgicas e alérgicas proposta por Sézary. Fazem comentários sôbre os resultados das epidermorreações observadas e sôbre a necessidade de estudos mais amplos, principalmente por órgãos articulados com a direção e o operariado das fábricas e que viriam facilitar a solução dos diversos problemas médico-sociais decorrentes das dermatoses industriais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Norberto Belliboni, Universidade de São Paulo

    Assistente da Clínica Dermatológica e Sifiligráfica (Pro f. J. Aguiar Pupo) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

  • Abrahão Rotberg, Universidade de São Paulo
    Assistente da Clínica Dermatológica e Sifiligráfica (Pro f. J. Aguiar Pupo) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Walter de Paula Pimenta, Universidade de São Paulo
    Assistente da Clínica Dermatológica e Sifiligráfica (Pro f. J. Aguiar Pupo) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Bernardo Bedrikow, Universidade de São Paulo

    Assistente da Cadeira de Higiene do Trabalho (Prof. Benjamin Ribeiro) da Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1955-12-01

Edição

Seção

Não Definida

Como Citar

ESTUDO PRELIMINAR DAS DERMATOSES INDUSTRIAIS EM SÃO PAULO. (1955). Arquivos Da Faculdade De Higiene E Saúde Pública Da Universidade De São Paulo, 9(1-2), 181-188. https://doi.org/10.11606/issn.2358-792X.v9i1-2p181-188