Aspectos panorâmicos da música tradicional no Zaire
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2526-303X.v0i8p77-87Résumé
Desde o primeiro contacto do Império do Kongo (Zaire) com a cultura européia em 1482, passaram-se mais de cinco séculos durante os quais são poucas as obras científicas publicadas dedicadas às atividades musicais do seu povo. O pouco que conhecemos da vida musical deste espaço geográfico devemos aos numerosos relatórios dos exploradores e administradores coloniais que entraram em contacto com a maioria das tribos zairenses nos idos tempos. Mas como esses escritores não eram musicólogos e principalmente porque, naquela época, o eurocentrismo ainda dominava, donde a ignorância de outras culturas musicais independentes da européia, a expressão musical daquelas tribos nos foi transmitida de uma maneira muito geral. As conclusões emitidas naqueles relatórios são numerosas para serem discutidas nesta ocasião.
Téléchargements
Références
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Africa (São Paulo) 2015

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A reprodução de qualquer dado, mesmo em resumo, de matéria contida nesta publicação, só será permitida com a citação do nome, número e o ano desta revista.

