Jornalismo das Periferias: um fenômeno em ebulição
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v24i2p283-289Palavras-chave:
Profissão, Jornalismo, PeriferiasResumo
Jornalismo das Periferias: o diálogo social solidário nas bordas urbanas resulta de pesquisa de campo realizada entre 2018 e 2019 nas periferias da Região Metropolitana de São Paulo. Escrita pela pesquisadora e professora Mara Rovida, a obra origina-se da inquietação epistemológica diante de um fenômeno comunicacional recente no Brasil: o jornalismo profissional feito sobre, para e a partir das periferias. O objetivo principal da jornada de pesquisa relatada no livro foi compreender como os profissionais do Jornalismo das Periferias atuam para produzir narrativas polissêmicas e polifônicas sobre as localidades onde moram em sua relação com a cidade. Inspirada na abordagem etnográfica de Clifford Geertz, a autora parte dos sentidos atribuídos pelos sujeitos de pesquisa para interpretar o fenômeno estudado e sistematizar suas características.
Downloads
Referências
ROVIDA, Mara. Jornalismo das periferias: o diálogo social solidário nas bordas urbanas. Curitiba: CRV, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Juliana Freire Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0