El lenguaje visual de los diarios españoles sobre las elecciones brasileñas de 2022
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v27i1p03-16Palavras-chave:
elecciones en Brasil, lenguaje visual, maqueta, fotografía en prensa, infografías, imágenes en portadaResumo
Este artigo aborda a análise realizada pelos autores no contexto temporal das eleições brasileiras de 2022 realizadas em outubro. Cujos dois candidatos, Lula da Silva, representante do Partido dos Trabalhadores (PT) e Jair Bolsonaro, representante do Partido Liberal (PL), apresentaram campanha acirrada com resultado de percentual estreito entre os dois candidatos. Para um país como o Brasil, essas eleições foram decisivas para determinar o estado do governo brasileiro em uma forte convulsão social e econômica. A razão disso é que nossa análise foi pertinente neste caso, e também por ter sido realizada durante um pós-doutorado na ECA (Escola de Comunicação e Artes) da Universidade de São Paulo. Com esse objetivo, os autores propuseram uma investigação de análise da linguagem visual da campanha eleitoral brasileira de 2022 a partir de diferentes abordagens jornalísticas por países: espanhol e brasileiro. Razão pela qual, para esta investigação em particular, vamos nos concentrar no espanhol. O objetivo desta análise foi coletar amostras de diferentes meios de comunicação espanhóis, como El País, ABC, La Vanguardia e 20Minutos. A metodologia de análise implementada tem sido quantitativa, tendo como referência especial os jornais em papel por oposição aos digitais. Como resultado, neste contexto analítico quantitativo, extraímos uma série de conclusões que serão detalhadas no final deste artigo.
Downloads
Referências
Armentia Vizuete, I. y Marín Murillo, F. (2020). El diseño de los diarios españoles en el crepúsculo de la prensa. Index Comunicación, 10 (3), 121-127. http://bit.ly/3UIajbg
Berger, J. (2017). Para entender uma fotografía. Companhia das Letras.
Castells, M. (2013). Communication Power. Oxford University Press.
Chomsky, N. (2013). Mídia: propaganda política e manipulação. MartinsFontes.
Dijk, T. van. (2013). Sociedad y Discurso: cómo influyen los contextos sociales sobre el texto y la conversación. Gedisa.
Franco Álvarez, M.G. (2005). La infografía periodística. Anroart.
González Díez, L. y Pérez Cuadrado, P. (2001). Principios básicos sobre diseño periodístico. Editorial Universitas.
Igartua, J.J (2006). Métodos cuantitativos de investigación en comunicación. Bosch.
Lippmann, W. (2007). Public Opinion. FQ Classics.
Lorite García, N. (2011). Cómo representa la televisión informativa a la inmigración subsahariana y transmite estereotipos negativos. En G. Franco Álvarez y D. García-Martul (Eds.). Mujer, educación y migraciones en África (pp.61-80). Dykinson.
Rinaldi Nunes, M. (2014). Jornalismo político e visualização da informação: Um estudo da editoria de poder do jornal Folha de S.Paulo. [Dissertação de Mestrado. UFSC]. Repositorio institucional de UFSC.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/128985
Scolari, C. (2008). Hipermediaciones. Elementos para una teoría de la comunicación digital interactiva. Gedisa.
Sontag, S. (2011a). Sobre la fotografía. Penguin Random House.
Sontag, S. (2011b). Ante el dolor de los demás. Penguin Random House.
Teixeira, T. (2010). Infografía e Jornalismo: conceitos, análises e perspectivas.EDUFBA
Wolton, D. (2010). Informar no es comunicar: contra la ideología tecnológica. Gedisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Guillermina Franco Alvarez, David Garcia Martul
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0