PODCASTING: UM LEGADO DAS RÁDIOS LIVRES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p546-559Palavras-chave:
Rádio livre, Mídias digitais, PodcastsResumo
As rádios livres trouxeram à tona uma série de questionamentos sobre o “fazer rádio”, na década de 1970. Essas emissoras surgiram em contraponto às rádios legalizadas e lançaram um modus operandi: linguagem mais próxima ao ouvinte, inovação, seja no estilo de locução ou no uso da voz, do silêncio e da música, portanto, uma larga sensorialidade auditiva. Anos após, não é mais preciso estar com o aparelho de rádio para acompanhar os programas: surgem os podcasts. A experiência auditiva digital nos liberta e é possível ouvir um podcast a qualquer hora e lugar, desde que haja acesso à rede. As experiências com linguagem são diversas e é sobre essa ligação com as rádios livres que o artigo trata. Utilizamos McLuhan (1964), Darnton (2005), (MACHADO et alii, 1986) e Sousa (1997) para discutir o podcast enquanto legado das rádios livres.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
CARRIERI, André. Alice. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 mar. 1987. Caderno A-41.
DARNTON, Robert. Os dentes falsos de George Washington: um guia não convencional para o século XVIII. S. Paulo: Cia. das Letras, 2005.
DEL BIANCO. Nélia. O tambor tribal de McLuhan. In: MEDITSCH, E. (org.). Teorias do Rádio, textos e contextos, vol. 1. Ed. Insular, Florianópolis, SC, 2005.
ECO, Umberto. Una nueva era en la libertad de expresión. In: BASSETS, Lluís (ed.). e las ondas rojas a las radios libres. Barcelona, Ed. Gustavo Gili, 1981.
GUATTARI, Felix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo, Brasiliense, 1985.
MACHADO, Arlindo; MAGRI, Caio; MASAGÃO, Marcelo. Rádios livres: a reforma
agrária no ar. São Paulo, Brasiliense, 1986.
MADSEN, Virginia M. Voices-cast: a report on the new audiosphere of podcasting with specific insights for public broadcasting. In: Communication, Creativity and Global Citizenship. Brisbane, July 2009.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. S. Paulo: Cultrix, 1964.
SOUSA, Sandra Sueli Garcia de. Rádios Ilegais: da legitimidade à democratização das práticas. Dissertação de mestrado, Umesp, 1997. https://medoedelirioembrasilia.wordpress.com/2018/10/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2023 Sandra Sueli Garcia de Sousa, José Cardoso Ferrão Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para a Revista Alterjor, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença da Revista Alterjor poderá ser revertida para outro padrão, exceto por uma nova atualização da Creative Commons.












