PODCASTING: UM LEGADO DAS RÁDIOS LIVRES
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p546-559Palavras-chave:
Rádio livre, Mídias digitais, PodcastsResumo
As rádios livres trouxeram à tona uma série de questionamentos sobre o “fazer rádio”, na década de 1970. Essas emissoras surgiram em contraponto às rádios legalizadas e lançaram um modus operandi: linguagem mais próxima ao ouvinte, inovação, seja no estilo de locução ou no uso da voz, do silêncio e da música, portanto, uma larga sensorialidade auditiva. Anos após, não é mais preciso estar com o aparelho de rádio para acompanhar os programas: surgem os podcasts. A experiência auditiva digital nos liberta e é possível ouvir um podcast a qualquer hora e lugar, desde que haja acesso à rede. As experiências com linguagem são diversas e é sobre essa ligação com as rádios livres que o artigo trata. Utilizamos McLuhan (1964), Darnton (2005), (MACHADO et alii, 1986) e Sousa (1997) para discutir o podcast enquanto legado das rádios livres.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
CARRIERI, André. Alice. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 mar. 1987. Caderno A-41.
DARNTON, Robert. Os dentes falsos de George Washington: um guia não convencional para o século XVIII. S. Paulo: Cia. das Letras, 2005.
DEL BIANCO. Nélia. O tambor tribal de McLuhan. In: MEDITSCH, E. (org.). Teorias do Rádio, textos e contextos, vol. 1. Ed. Insular, Florianópolis, SC, 2005.
ECO, Umberto. Una nueva era en la libertad de expresión. In: BASSETS, Lluís (ed.). e las ondas rojas a las radios libres. Barcelona, Ed. Gustavo Gili, 1981.
GUATTARI, Felix. Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo, Brasiliense, 1985.
MACHADO, Arlindo; MAGRI, Caio; MASAGÃO, Marcelo. Rádios livres: a reforma
agrária no ar. São Paulo, Brasiliense, 1986.
MADSEN, Virginia M. Voices-cast: a report on the new audiosphere of podcasting with specific insights for public broadcasting. In: Communication, Creativity and Global Citizenship. Brisbane, July 2009.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. S. Paulo: Cultrix, 1964.
SOUSA, Sandra Sueli Garcia de. Rádios Ilegais: da legitimidade à democratização das práticas. Dissertação de mestrado, Umesp, 1997. https://medoedelirioembrasilia.wordpress.com/2018/10/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sandra Sueli Garcia de Sousa, José Cardoso Ferrão Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na Revista Alterjor têm como modelo da licença de no padrão Creative Commons, com obrigação da atribuição do(s) autor(es), proibição de derivação de qualquer material publicado e comercialização. Ao concordar com os termos, o(s) autor(es) cedem os direitos autorais à Revista Alterjor, não podendo ter licenciamento alterado ou revertido de maneira diferente do Creative Commons (by-nc-nd). Informações adicionais em: creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0