BRASIL-MAORI: APRENDIZADOS, PROCESSOS E REPRESENTAÇÕES MULTICULTURAIS DA NOVA ZELÂNDIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p121-140

Palavras-chave:

Brasil-Nova Zelândia, Rádio, Mídia, Povo Maori, Multiculturalismo

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar a conquista de espaços na mídia, principalmente no rádio, pelo povo indígena maori na Nova Zelândia. Diante da perspectiva dos Estudos Culturais, pretende-se assinalar os principais tópicos da inserção do povo maori na mídia neozelandesa e, desta maneira, aproximar as experiências desta integração multicultural.

Downloads

Biografia do Autor

  • Carlos A. Tavares Junior, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Pós-doutor pela  Escola de Comunicações e Artes (ECA - USP, 2023). Doutor em Ciências da Comunicação (USP, 2019). Mestre em Ciências da Comunicação (USP, 2013). Bacharel em Comunicação Social (hab. em Radialismo - Unimep, 1999).

Referências

AZEVEDO, Ana. “Multiculturalismo na Nova Zelândia”. Embaixada da Nova Zelândia. Wellington, 2022. Documento encaminhado por e-mail em julho de 2022.

BHABHA, Homi K. "Postcolonial criticism." In: Redrawing the boundaries: the transformation of English and American literary studies. Ed. Stephen Greenblatt and Giles B. Gunn. New York: Modern Language Association of America, 1992.

BARRETO, Lima. O triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Companhia das Letras/Penguin: 2011.

CUSHMAN, Ellen. “The Cherokee Syllabary: Writing the People's Perseverance”. Chapter 8 – Peoplehood and Perseverance: The Cherokee Language, 1980–2010. Oklahoma: University of Oklahoma Press, 13 September 2012.

HALL, STUART. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MATSUURA, K. Investing in cultural diversity and intercultural dialogue: UNESCO world report. Luxemburg: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2009.

UNIVERSITY OF OTAGO. “Karakia (Prayers)”. In: Te Reo Māori. Disponível em: https://www.otago.ac.nz/maori/world/te-reo-maori/karakia-prayers/. Acesso em 05/12/2022.

PAPPIANI, A. Programa de Índio: criando uma ponte sonora entre as culturas. Novos Olhares, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 107-118, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/novosolhares/article/view/51452. Acesso em: 22/11/2022.

PENETITO, Wally. What’s Maori about Maori Education? Wellington: Te Herenga Waka University Press, 2015.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Sociología de la comunicación y del arte. Barcelona: Paidós, 1981.

Documentos audiovisuais

HASEGAWA, Maya. Entrevista: Maya Hasegawa [set. 2020]. Entrevistador: Carlos Augusto Tavares Junior. São Paulo: ECA-USP, 2020. 1 arquivo. MP4 (177,4 min.).

MEIRELES, Eduardo. Entrevista: Eduardo Meireles [dez. 2020]. Entrevistador: Carlos Augusto Tavares Junior. São Paulo: ECA-USP, 2020. 1 arquivo. MP4 (50,5 min.).

MORRIS, Hone. Entrevista: Professor Hone Morris [abr. 2022]. Entrevistador: Carlos Augusto Tavares Junior. Revisão e transcrição de Gama! Traduções e Interpretações (Julio Trevisan). São Paulo: ECA-USP, 2022. 1 arquivo MP4 (78 minutos).

PAPPIANI, Ângela. Entrevista: Ângela Pappiani [mar. 2021]. Entrevistador: Carlos Augusto Tavares Junior. São Paulo: ECA-USP, 2021. 1 arquivo. MP4 (84 min.).

REZENDE, Alda. Entrevista: Alda Rezende [dez. 2020]. Entrevistador: Carlos Augusto Tavares Junior. São Paulo: ECA-USP, 2020. 1 arquivo. MP4 (60 min.).

SANTORO, Luiz Fernando. Entrevista: Prof. Dr. Luiz Fernando Santoro [abr. 2022]. Entrevistador: Carlos Augusto Tavares Junior. São Paulo: ECA-USP, 2020. 1 arquivo. MP4. (52 min.).

WARBRICK, Warren. Entrevista: Warren Warbrick [jul. 2022]. Entrevistador: Carlos Augusto Tavares Junior. Palmerston North: Rangiemarie, 2022. 1 arquivo. MP3. (50 min.).

Websites

FREE FM. Kia Ora Brazil. Disponível em: https://www.freefm.org.nz/Programmes/Details.aspx?PID=bb07de6b-0704-436c-945f- 8074af262876

NEW ZEALAND. Māori Language Act 1987. Disponível em: http://www.legislation.govt.nz/act/public/1987/0176/latest/DLM124116.html

NEW ZEALAND. Broadcasting Act 1989. Version as at October 28, 2021. Disponível em: https://www.legislation.govt.nz/act/public/1989/0025/latest/whole.html#DLM158011

NZ ON AIR. Diversity Report 2020. Disponível em: https://www.nzonair.govt.nz/research/diversity-report-2020/

NZ ON AIR. Community Access Radio. Disponível em: https://www.nzonair.govt.nz/about/our-funding-strategy/community-access- radio/?fbclid=IwAR29EdJ7p6-g38zu5fi4rzsJX0CV6jhjwTgaFIbnoT2- Ayn6cklaQwBSCEs

NEW ZEALAND COMMUNITY ACCESS MEDIA ALLIANCE. What is Access Media. Disponível em: http://www.cama.nz/

PAPPIANI. Angela. Ikore – Programa de Índio. disponível em: http://ikore.com.br/programa-de-indio. Acesso em 14/10/2022.

TE UPOKO. Te Reo Irirangi O Te Upoko O Te Ika. Disponível em: www.teupoko.co.nz. Acesso em: 22/11/2022.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Como Citar

Tavares Junior, C. A. (2023). BRASIL-MAORI: APRENDIZADOS, PROCESSOS E REPRESENTAÇÕES MULTICULTURAIS DA NOVA ZELÂNDIA. Revista Alterjor, 28(2), 121-140. https://doi.org/10.11606/issn.2176-1507.v28i2p121-140