A relação entre o WhatsApp e erros jornalísticos
um estudo de caso
Palavras-chave:
Erros jornalísticos, WhatsApp, NotíciaResumo
Este artigo apresenta o resultado de um estudo a respeito de um erro jornalístico que teve como origem um grupo de WhatsApp que reúne jornalistas e agentes de segurança pública no Distrito Federal. Os dois mais importantes sites noticiosos de Brasília divulgaram notícias segundo as quais teria sido encontrado um feto em uma quadra residencial da capital. Depois, soube-se que se tratava de restos de cenoura e banana dentro de um preservativo. O artigo discute causas do erro e contrasta o processo que levou a divulgacão das notícias com o que pesquisadores defendem a respeito de checagem e averiguação na apuração jornalística.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para a Revista Alterjor, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença da Revista Alterjor poderá ser revertida para outro padrão, exceto por uma nova atualização da Creative Commons.












