Tradição e oralidade dos povos Xavante: o uso da câmera como transmissão de saberes

Autores

Palavras-chave:

Cultura indígena, Povos Xavante, Democratização de saberes, Cinema indígena, Cultura e oralidade

Resumo

Uma breve reflexão sobre cultura mostra-nos os caminhos de sua construção e transformação progressiva com os novos tempos e contatos. Nesse percurso, a educação, como transmissora de saberes, mostra-se como uma das formas de manutenção e remodelação das tradições da sociedade Xavante. Para os povos indígenas, é por meio da oralidade que se compartilha o conhecimento, os valores e a cultura. Por meio da metodologia da observação participante, da pesquisa de campo e breve convívio com os Xavante, houve a necessidade de ouvir uma história não oficial, contada pelo avesso do preconceito e do eurocentrismo. A apropriação dos meios de comunicação, sobretudo o cinema, exerce um papel chave para a preservação da memória oral e para o repasse de saberes e valores da cultura indígena

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Clara Gomes Costa, Universidade Federal de Goiás
    Discente do 7º período do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Jordana Cristina Alves Barbosa, Universidade Federal de Goiás
    Discente do 9º período do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Goiás.

Referências

Downloads

Publicado

30-06-2013

Como Citar

COSTA, Ana Clara Gomes; BARBOSA, Jordana Cristina Alves. Tradição e oralidade dos povos Xavante: o uso da câmera como transmissão de saberes. Revista Alterjor, São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, p. 1–13, 2013. Disponível em: https://revistas.usp.br/alterjor/article/view/88275. Acesso em: 20 mar. 2026.