
 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

Um Olhar sobre Três Jornais Paranaenses e suas Relações de 

Comunicação, Consumo e Práticas Sociais1 

Ana Karla da Silveira Severo2 

Antônio Fausto Neto3 

 

 

 

 

Resumo 
Este artigo resgata alguns momentos históricos de três jornais do Paraná: Gazeta do Povo, 

Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Para se entender a vida desses jornais é preciso 

levar em conta aspectos que outras instituições políticas, econômicas e sociais têm sobre os 

mesmos. Não se trata de uma história detalhada, mas de alguns aspectos que parecem 

centrais para o objetivo deste artigo que prevê as relações conturbadas entre comunicação, 

consumo e práticas sociais. 

Palavras-chave: Mídias; Comunicação; Consumo; Práticas Sociais. 

 

 

 

  

                                                 
1 O artigo é resultado do Trabalho Final de Graduação do Curso de Comunicação Social: Habilitação em 
Jornalismo no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) apresentado pela acadêmica Ana Karla Severo, 
sob orientação do Dr. Prof. Antônio Fausto Neto. 
2 Jornalista, formada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), pós-graduanda em Projetos de Mídia 
pela mesma instituição. 
3 Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1972), mestre em Comunicação pela 
Universidade de Brasília (1977), doutor em Sciences de La Comunication Et de L'information - Ecole des 
Hautes Etudes en Sciences Sociales - França (1982) e estudos de pós-doutorado na UFRJ - RJ (1990). 
Pesquisador 1A do CNPq; membro do Comitê Científico do CNPq (área de comunicação); Consultor ad hoc: 
CAPES, CNPq, Fundação Carlos Chagas. Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos 
(UNISINOS); professor da Unifra; ex-professor nas: UFRJ, UFPb, UnB e PUC-Minas. Co-fundador da 
Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós. Autor de livros Mortes 
em derrapagem (1991); O impeachment da televisão (1995); Ensinando à TV Escola (2001); Desconstruindo 
os sentidos (2001); Lula Presidente - Televisão e política na campanha eleitoral (2003); O mundo das mídia 
(2004). 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

2

I. Introdução 

Este trabalho de análise permite a reflexão sobre o processo de relações de 

consumo com o jornalismo. As práticas jornalísticas dentro da faculdade e também do 

mercado de trabalho, muitas vezes, não permitem essas reflexões diante da “corrida contra 

o tempo” que se torna constante para que possamos acompanhar a velocidade da 

informação. O trabalho de pesquisa permite o aprofundamento de conhecimentos das 

teorias e funcionamentos dessas relações cotidianas. Isso enseja um olhar sobre as 

paisagens que assinalam as relações conturbadas entre comunicação, consumo e práticas 

sociais.  

 No decorrer do artigo, apresentamos um breve resgate de “momentos chave” sobre 

três veículos de comunicação aqui estudados: Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O 

Estado do Paraná. O objetivo aqui exposto é o mapeamento das informações sobre os 

jornais e a identificação dos processos e práticas sociais com relação ao consumo desses 

meios, das informações e idéias por eles transmitidas. A reciprocidade entre os jornais aqui 

estudados e o consumo pela população são avaliados de forma ampla, no sentido de 

verificar a necessidade de arrecadação financeira para estabilidade desses jornais. 

Observamos também os grupos comunicacionais que englobam os jornais em questão. 

Além do consumo da informação, o artigo amplia a observação para os espaços 

publicitários preenchidos com propagandas governamentais. Nesse ponto a idéia é avaliar a 

dependência da esfera política desses meios, o que fortalece a idéia de “parcialidade” 

diante de necessidades econômicas.  

 

2. 

 

Cada jornal busca no leitor uma relação, um vínculo que se faz dia a dia. Por 

exemplo, o título e logomarca de cada um procura identificar os signos que o vincule ao 

leitorado, conforme assinala Landowski: “O Jornal se caracteriza como um instrumento 

excepcionalmente poderoso de integração dos múltiplos universos de referência que ele 

toma como objeto” (Landowski, 1992:118). 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

3

Na logomarca da Gazeta do Povo conseguimos visualizar alguns desses traços de 

identificação com o leitor. A logomarca “simples”, sem slogan e com a denominação “do 

Povo” remete a um jornal que busca se envolver e se identificar com o popular e ainda se 

apresentar como um espaço de mediação da opinião para o povo. Não é só um porta-voz, 

mas um jornal onde o povo tem vez e voz, como podemos identificar: 

 

É preciso assumir de alguma maneira uma posição de leitura bem definida, em 
conformidade com um conjunto de simulacros emitidos pelo jornal e que se supõe 
representativos da competência alternativos fornecidos por outros jornais, dirigidos a 
outros leitorados possíveis (Landowski, 1992:118). 

  
 

2.1 - O surgimento de um jornal “apolítico” 

 Segue-se breve registro histórico sobre a Gazeta do Povo. 

 Benjamin Lins colocou em circulação o manifesto de Fundação da Gazeta do povo 

em 20 de janeiro de 1919 na cidade de Curitiba. Segundo Lins, tratava-se de um jornal 

“apolítico” e “independente”. No seu conteúdo defendia a imparcialidade do periódico. 

 O primeiro exemplar da Gazeta do Povo contava com seis páginas onde 40% do 

espaço estavam destinados à publicidade. Apesar do manifesto de lançamento da Gazeta, o 

qual defendia a imparcialidade, a primeira página do jornal apoiava a candidatura de Ruy 

Barbosa à Presidência da República. 

 Plácido e Silva, jornalista, juntamente com Benjamin Lins, idealizador do 

periódico, foi nomeado Secretário do Jornal logo na primeira edição da Gazeta. Após um 

pequeno período na Secretaria ele tornara-se o Presidente do jornal, onde permanece até 

1962. Em 1942 foram revelados os fundos para o lançamento do jornal. Em discurso, 

Plácido, cita nomes de famílias ricas que compraram cotas para uma sociedade de compra 

da gráfica para a impressão do jornal. 

 Na edição comemorativa de 73 anos do jornal, em 02 de fevereiro de 1992, a 

criação do jornal é citada da seguinte forma: 

 

Benjamim Lins e De Plácido e Silva ao deflagrarem a saída deste jornal procuraram 
antecipadamente o apoio das classes conservadoras do Paraná, que na época eram formadas 
pelos proprietários dos grandes engenhos de erva-mate e industriais da madeira (Gazeta do 
Povo, 2/2/1992: 16). 

 

 No período em que a Gazeta do Povo era lançada, Curitiba vivia um momento de 

crescimento. A população somava 40 mil habitantes. A Universidade Federal do Paraná 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

4

formava suas primeiras turmas de profissionais. Criada em 1912, a instituição atraía 

estudantes de várias regiões do país e até mesmo imigrantes estrangeiros que buscavam 

abrigo no Brasil no período pós-guerra da Europa. Demais imigrantes eram atraídos para o 

Paraná devido à fácil obtenção de terras e trabalho. A economia crescente, com base na 

produção da erva-mate, garantia a sustentabilidade das famílias. 

 Diante da dependência dessa economia exportadora, o jornalismo vivia uma 

autonomia relativa. 

 Ao longo dos anos, a Gazeta do Povo se consolidou em Curitiba, em 1923 a sede do 

jornal estava na Rua XV de Novembro, no centro da cidade. As marcas editoriais eram 

locais e de prestação de serviço. O Jornal absorvia notícias do rádio e dos telegramas 

enviados pelas agencias de notícias os leitores encontravam essas informações no balcão 

de mármore na recepção do periódico – A Pedra da Gazeta, como era chamado de forma 

popular. 

 A Gazeta do Povo buscava uma forma de interatividade com a comunidade, assim 

como a “Pedra da Gazeta”, a sacada do jornal também era utilizada para a divulgação da 

informação. Para os fatos mais importantes, os redatores usavam a voz na sacada para 

divulgar as notícias que seriam impressas e espalhadas na manhã seguinte. 

Na década de 1960, a televisão chegava a Curitiba, nesse cenário, os jornais 

impressos mantinham concorrência pela publicidade, já que a TV e o Jornal Última Hora4 

ganhavam espaço e a preferência do público. 

 Diante da crise econômica vivenciada no período, A Gazeta, seus proprietários 

venderam o jornal para Edmundo Lemanski e seu respectivo sócio.  

 

 Em 1962, na metade do ano, ao assumir a Gazeta do Povo, Francisco da Cunha Pereira 
Filho reuniu o pessoal e expôs um plano de ação. Anunciou o fim dos ‘vales’ e o início da 
era ‘salários’ e ‘quinzenas’. Clóvis do Nascimento conta que tudo funcionou porque ‘nós 
acreditamos nele e ele – o nosso diretor – acreditou em nós. Passamos a formar quase uma 
família (Gazeta do Povo, 2 de fevereiro de 1992, edição comemorativa de 73 anos: 7). 

  

Dentre as aquisições da empresa estão uma impressora off set, novidade na década 

de 1970, computadores que tornaram possível a primeira foto colorida na capa de um 

jornal no Estado do Paraná. No decorrer dos anos, os sócios da Gazeta do Povo compraram 

a TV Paranaense, canal 12, de Curitiba, contando com mais um sócio, o empresário 

                                                 
4 Jornal Carioca fundado em 12 de junho de 1951 pelo jornalista Samuel Wainer. O jornal Última Hora foi 
um marco na história do jornalismo brasileiro. 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

5

Roberto Marinho. Mais sete emissoras de televisão foram adquiridas e dessa forma, faziam 

toda a cobertura jornalística do Estado. O Jornal Diário da Tarde foi comprado na década 

de 1980, tratava-se do jornal mais antigo do estado. A Rede Paranaense de Comunicação 

(RPC) tornou-se a maior do Estado. Diante da forte audiência da Rede Globo, a Rede 

afiliada, consolidou ainda mais seus jornais com os anunciantes e população. 

 A Gazeta do Povo foi o segundo jornal brasileiro a disponibilizar as notícias na 

internet em 1995, logo após o Jornal do Brasil que foi o pioneiro. 

No ano de 2002, a família Marinho rompe a sociedade com a Gazeta do Povo 

devido a interesses econômicos mais rentáveis com outro jornal impresso de Curitiba. A 

RPC mantém-se filiada à Rede Globo.  

 A Rede Paranaense de Comunicação integra a Gazeta do Povo, Diário da Tarde, 

Jornal de Londrina - este último foi comprado em 2000- pela Rádio FM 98, de Curitiba e 

por oito emissoras de televisão, espalhadas no Estado, todas repetidoras da Rede Globo.  

 Segundo fontes consultadas, A Gazeta sempre manteve uma conduta de não discutir 

a política em suas páginas e também de não aceitar confrontos apesar de estar atrelada ao 

poder público sob forma de espaço para publicidade governamental.  

 Mas nas eleições de 2002, o jornal muda essa prática e entra no confronto eleitoral. 

Período marcado por disputas de poder entre os candidatos. Após o resultado das urnas que 

elegeu Roberto Requião, as críticas emitidas pelo governador à Rede Paranaense de 

Comunicação fizeram com que o jornal mantivesse respostas em suas páginas.  

 O Governador Roberto Requião utiliza acusações verbais contra o jornal, matérias 

pagas e dispõe da TV Educativa para responder à imprensa. Um dos casos mais 

“fervorosos” desses embates foi a distribuição de outdoors por parte do PMDB com a 

seguinte frase: “A Gazeta do Povo mente”, em toda capital paranaense. A frase dos 

outdoors referia-se a uma publicação feita pela Gazeta do Povo, a qual descrevia a má 

qualidade das praias do Paraná. O jornal responde através de texto publicado em sua 

própria edição que afirma: 

 

Ter de conviver com um governador temperamental ou truculento não chega a ser um fardo 
insuportável, é apenas bizarro. No futuro, quando se escrever a história de nossa época, 
algumas das atitudes que hoje chocam por sua agressividade inócua, destrutiva e gratuita, 
talvez não mereçam sequer atenção. Terão sido apenas um acidente de percurso, uma 
perturbação menor a afetar o espírito daqueles que – como a Gazeta do Povo, seus 
dirigentes e seus profissionais – amam realmente este estado e respeitam a inteligência de 
sua população (Gazeta do Povo, 8 de fevereiro de 2006). 

 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

6

 Atualmente, a Gazeta é o maior jornal do Paraná com tiragem média de 50 mil 

exemplares de Segunda a Sábado e 105 mil aos domingos. O sócio majoritário da rede é 

Francisco da Cunha Pereira Filho e conta com os seguintes vice-presidentes: Ana Amélia 

Filizola, Guilherme Cunha Pereira, Mariano Lemanski e Edvaldo de Melo. A direção de 

jornalismo está a cargo de Nelson Souza Filho. Francisco Camargo e Oscar Rocker Neto 

são os editores-chefes da redação. 

 Em Abril de 2007 foi adquirido pelas Organizações Globo: A RPC TV Paranaense, 

Rádio 98 FM Curitiba, Rádio Globo FM – Curitiba, Rádio Globo – AM – Curitiba e CBN 

Curitiba também foram adquiridas na mesma data pela corporação.  

A RPC ainda possui outro jornal impresso chamado “Jornal de Londrina”; oito 

canais de televisão: TV Cataratas em Foz do Iguaçu, TV Coroados em Londrina, TV 

Cultura em Maringá, TV Esplanada em Ponta Grossa, TV Guairacá em Guarapuava, TV 

Imagem em Paranavaí, TV Oeste na cidade de Cascavel e a TV Paranaense na capital, 

Curitiba. 

 A “Gazeta do Povo” é impressa e editada na capital. O espaço destinado à 

publicidade é de 33%. O modelo “Standard” engloba em seu primeiro caderno a capa com 

manchete e os assuntos em destaque do dia; a “Gazetinha”; “Paraná” o qual destaca 

assuntos de todo o estado. Paraná - Política onde fica a editoria política do jornal, é voltada 

para os assuntos referentes à política a nível estadual. O editorial chamado de “Opinião do 

jornal” também aborda, na maioria das edições, opiniões políticas. 

 A Gazeta edita um total de 4 cadernos fixos e 12 que circulam em dias diferentes. 

No segundo caderno os leitores encontram três sessões: “Brasil”, com assuntos a nível 

nacional; “Economia” e “Mundo”. O terceiro caderno é dedicado a notícias do esporte. O 

“Caderno G” é o quarto suplemento do impresso e descreve variedades. 

 Além dos cadernos fixos, a cada dia da semana um suplemento especial é 

publicado. Na segunda-feira é a vez da “Informática” e “Vestibular”.  

Em apenas uma terça-feira de cada mês os cadernos: “Consumidor” e “Rural” são 

vinculados. Nas quartas-feiras os cadernos “Imóveis” e “Automóveis” integram o jornal. 

Quinta-feira é o dia do “Turismo”. 

Nos finais de semana são distribuídos em suas páginas os cadernos “Gastronomia”, 

“Gazetinha” e “Animal”, edição de Sábado. Aos domingos, circulam os cadernos “Viver 

Bem” e "Revista da TV”. 

 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

7

3. 

  

 O título, slogan e logomarca da “Folha de Londrina” trazem cores e detalhes de 

diagramação. O slogan “O jornal do Paraná” remete ao fato do jornal pertencer à cidade de 

Londrina, mas fazer a cobertura de algo mais amplo e universal, como no caso do Estado 

do Paraná. É uma forma de atrair o leitor ao definir-se não apenas como o jornal de 

Londrina, mas que se apresenta mais amplamente como um jornal tão paranaense quanto 

de Londrina. Assim o jornal se apresenta com características que o eleva ao tipo de 

existência que transcende ao que seria sua sede jurídica, conforme verificamos: 

 

Sob sua forma clássica e como seu título indica, é do mundo que o ‘jornal de referencia’, 
que aqui nos serve naturalmente de referencia, pretende ser a testemunha e o cronista do 
mundo ao mesmo tempo como universalidade e como objetalidade, se assim podemos 
dizer. Esses dois traços se definem, é claro, não no absoluto, mas por oposição à tendência 
localizante e subjetivante (Landowski, 1992:118). 

 
 

3.1 - Jornal do interior, com influência estadual. 

 A “Folha de Londrina” é editado na segunda maior cidade do interior do estado. A 

população conta com mais de 500 mil habitantes e fica a 369 km da capital, Curitiba. 

Londrina exerce influência significativa sobre todo o Estado do Paraná. É a quarta cidade 

mais importante da região sul do Brasil. O solo é fértil, o que intensifica o cultivo da 

agricultura, além do café, hoje se planta milho, trigo, algodão, arroz, cana de açúcar, soja, 

frutas e hortaliças. 

 Além da agricultura, a cidade é pólo industrial. Londrina também se destaca no 

setor de comércio e prestação de serviços. A Universidade Estadual de Londrina é uma das 

maiores do país e juntamente com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná atrai 

estudantes de todo o Brasil. 

  A Folha de Londrina, apesar de ser um jornal do interior, disputa com os demais a 

posição de um jornal “formador de opinião” por sua busca de circulação em todo o estado. 

José Eduardo de Andrade Vieira, dono do jornal, ex-dono do Banco Bamerindus, hoje 

HSBC, foi senador e ministro no segundo mandato do Presidente Fernando Henrique 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

8

Cardoso. No ano de 2002 Vieira não obteve legenda para concorrer ao governo do estado e 

afastou-se da política partidária. 

 No dia 13 de novembro de 1948, circulou a primeira edição do “Semanário Folha 

de Londrina”, com quatro páginas. Criado por João Milanez, nascido em Turvo, Santa 

Catarina, filho de imigrantes italianos. Londrina contava com 20 mil habitantes no final da 

década de 40, período em que Milanez desembarcou na cidade. Após ouvir a sugestão de 

um amigo, ele investe algumas economias para a abertura do jornal, que contava com uma 

mesa, duas cadeiras e uma máquina de escrever, além de três caixas de tipos para 

composição manual. A Folha, inicialmente semanal, tornou-se diária após a aquisição de 

uma rotativa plana. 

 Diante do crescimento da região norte do Paraná, a Folha de Londrina tornou-se um 

veículo regional, defendendo os interesses daquela comunidade, principalmente a 

melhorias das estradas. 

 A distância da capital e a forte economia ajudaram o jornal a conquistar espaço na 

publicidade. A administração municipal, inúmeras vezes, nomeou a Folha como órgão 

oficial para publicação de editais e demais documentos. 

 No final da década de 80, a Folha de Londrina circulava em mais de 500 

localidades. O jornal era distribuído por uma vasta frota de carros em todo o Paraná, parte 

de Santa Catarina, Sul de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. A tiragem era de 45 mil 

exemplares durante a semana e até 60 mil nos domingos. Nesse período, a empresa compra 

três emissoras de rádio em Londrina e instala uma TV chamada Tarobá, na cidade de 

Cascavel, região Oeste do Paraná. 

 Na década de 90, a Folha passou por uma crise que provinha da má administração 

dos sobrinhos de Milanez. O trabalho era baseado em permuta com demais empresas, o 

que baixava a lucratividade. Apesar de se manter na administração da Folha de Londrina 

até 2002, Milanez passou o poder para a mão dos sobrinhos e em 1992 procurou ajuda do 

Senador José Eduardo de Andrade Vieira, que aceitou a proposta de ser sócio minoritário. 

Vieira era da bancada do PTB e não poderia assumir cargo administrativo. Diante das 

dificuldades financeiras do periódico, ele admite o sobrinho, João Antonio Vieira Filho, 

como administrador.  A pretensão da nova administração era alavancar o jornal como o 

terceiro maior da América Latina. Medidas foram tomadas, a Folha de Londrina passou a 

circular apenas no norte e na própria cidade, para a capital e demais regiões era distribuída 

a Folha do Paraná. 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

9

 Em 1998, a crise foi agravada devido a fatores econômicos, como o câmbio que 

tornou a matéria prima do jornal mais cara. Cortes de cores, papel, funcionários e sucursais 

foram feitas como medida de emergência. Andrade Vieira completou seu mandato de 

senador e retomou as atividades dentro das empresas. As rádios e emissoras de televisão 

foram vendidas ou entregues para pagamentos de dívidas. 

 Somente em 2002 o jornal retoma uma estabilidade econômica e administrativa. As 

quatro edições diárias foram cortadas e o jornal manteve A Folha de Londrina com uma 

edição diária. O jornal manteve as edições mais voltadas para a população da cidade de 

Londrina. 

 Atualmente, o jornal apresenta a média de 58 páginas durante a semana e de 76 

páginas nos finais de semana. Sendo em média 30% do espaço destinado à Publicidade. 

Nas edições diárias, o leitor encontra sessões de “Política”, onde são abordados os temas 

políticos a nível municipal, estadual, nacional; “Geral”, “Mundo”, “Esportes”, “Folha 2”, 

“Opinião da Folha”, “Cidades”, “Especial”, “Indicadores”, “Folha Curitiba”, “Índice” e 

“Últimas”. 

 Além dos cadernos diários, nos finais de semana, a Folha publica cadernos 

especiais: “Carro e Cia” na Segunda-feira, “Turismo” todas as terças-feiras, “Imobiliária e 

Cia” quartas-feiras, “Folha da Sexta”, “Folha Rural” quintas-feiras, “Folha Gente” e 

“Folha Cidadania” aos domingos. 

 

4. 

 

 O título “O Estado do Paraná”, descrito na logomarca acima, aparentemente, busca 

identidade que usa a construção em equivalência com o próprio Estado de fato. O azul de 

fundo remete a uma das cores em maior evidência na bandeira do Paraná. A ausência de 

um slogan também traz privilégios ao nome que o torna uma espécie de “jornal oficial” do 

Estado, ou pelo menos tenta fazer essa apologia: 

 

Institucionalmente, a coisa é óbvia: o jornal é uma empresa jurídica, de um estatuto e de 
uma razão social que garantem sua individualidade ante o direito e ante terceiros. Há mais, 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

10

porém: o jornal precisa possuir também o que se chama uma imagem de marca, que o 
identifique no plano da comunicação social. (Landowski, 1992: 118). 

 

 Ainda segundo Landowski, o jornal precisa que além do simples reconhecimento 

jurídico, uma entidade figurativamente reconhecível tome corpo detrás do seu título: é 

preciso que o jornal se afirme socialmente como um sujeito semiótico. 

 
4.1 - O jornal em “defesa da situação” 

 O “Estado do Paraná” mantém sua edição na capital, Curitiba. Pertence ao Grupo 

Paulo Pimentel, filiado ao SBT. O grupo também é dono de quatro emissoras de televisão e 

mais um jornal impresso. O nome do proprietário foi dado ao grupo. Paulo Pimentel foi 

governador do estado entre 1966 e 1970, ex-deputado federal e candidato a senador em 

2002 pelo PMDB, mas não se elegeu. No período, Pimentel era da mesma chapa do então 

governador Roberto Requião que o admitiu como Presidente da Companhia Paranaense de 

Energia Elétrica (COPEL). Diante do cargo, Pimentel teve de se afastar da direção do 

grupo de comunicação. 

 Criado em 17 de julho de 1951 diante da oposição sofrida pelo governador do 

Paraná, Bento Munhoz da Rocha Neto, e por todos os jornais que circulavam em Curitiba. 

O jornal O Dia, era propriedade de seu inimigo político Moysés Lupion, que detinha 

também 50% do capital da Gazeta do Povo enquanto o Diário da Tarde era controlado por 

outro grupo rival. Segundo o jornalista João de Deus Freitas Netto, essa foi a principal 

justificativa para o surgimento de O Estado do Paraná. Freitas foi diretor de redação do 

jornal desde seu nascimento até 1968. 

 A condição de ter nascido com um claro posicionamento político é reconhecida 

pelo próprio jornal. Na edição comemorativa de seus 50 anos lê-se: “Fundado para dar 

sustentação ao governador Bento Munhoz da Rocha Neto...” (O Estado do Paraná, terça-

feira, 17 de julho de 2001, Suplemento Especial 50 anos: 5). 

 O Jornal foi criado em Curitiba, que mantinha em torno de 180 mil habitantes. Os 

imigrantes eram em maioria de origem polonesa e ucraniana. Devido ao término da 

Segunda Guerra Mundial, o Paraná e o Brasil viviam um período de liberdade até o golpe 

de 1964. Nesse período de ascensão e com o apoio do governo, o Jornal Estado do Paraná 

aproveitou para aumentar sua tiragem e circulação. 

 Já na década de 1960, o Jornal entra em crise – como a maioria dos periódicos – e 

um dos sócios resolve vender suas ações para o deputado federal João Ribeiro, que queria 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

11

ser candidato à sucessão do governador Ney Braga. Diante de desentendimentos entre os 

sócios do jornal que perduraram por meses, a decisão foi pela venda integral ao Secretário 

de Agricultura do Estado, Paulo Cruz Pimentel.  

 Pimentel mantinha o cargo graças a seu sogro, um latifundiário que pressionou o 

governo para admitir o genro na Secretaria da Agricultura. Dessa maneira, Pimentel era 

responsável pela distribuição de verbas para a Publicidade e decidia onde seria investido. 

 O dinheiro usado para a compra do jornal, “O Estado do Paraná” também provinha 

de investimentos de diversos fazendeiros da cidade de Curitiba e região. 

Na década de 1960, o jornal adquire um novo parque gráfico, tornando-o mais moderno.  

 Pimentel concorre às eleições de 1965 para Governador do Paraná e vence. Assume 

no ano de 1966 e permanece no cargo até 1970. 

Em 1967, comprou a Rádio Guaraicá e a TV Iguaçu, canal 4. Em 1969 adquiriu a 

TV Tibagi na cidade de Apucarama, região norte do estado. Nesse período a TV Tibagi 

transmitia o sinal da Rede Globo. 

 O Grupo Paulo Pimentel era o líder em vendas e verbas de publicidade da época, no 

Paraná. 

 No início da década de 70, o Grupo passa por uma crise. Pimentel não aceita apoiar 

o candidato indicado ao governo do Estado do Paraná pelo então presidente Médici. Leon 

Peres, o indicado, vai até o presidente e afirma que não poderá governar com a imprensa 

voltada contra ele. Nesse momento, Emílio Médice institui a censura prévia a jornais, 

livros e revistas. 

 O jornal “O Estado do Paraná” foi o primeiro a manter um agente da Polícia 

Federal em sua redação com intuito de avaliar o conteúdo e censurar, se necessário. Mussa 

José de Assis – atual chefe de Redação – era o redator do período e optava por deixar em 

branco os espaços censurados. 

 Em 1971, o governador em exercício foi afastado por corrupção, amenizando a 

censura aos jornais. Nos próximos governos a censura manteve-se presente e o jornal não 

tinha a possibilidade de reivindicar. 

 No decorrer dos anos, a TV Iguaçu perdeu o acordo de transmissão da programação 

da Rede Globo para a RPC. Nesse período, Pimentel acusa seu concorrente, Ney Braga, de 

contribuir para a quebra de contrato e também para a anulação de transmissão da Rádio 

Iguaçu, antiga Guairacá: 

 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

12

Foi um período de grandes lutas contra os prepotentes, contra o arbítrio e, sobretudo, contra 
os desmandos da administração pública. E por isso, sofremos em várias oportunidades, as 
agressões dos regimes despóticos. Apesar de tudo, sobreviveu o jornal, defendendo os 
ideais da democracia e os direitos do homem em sua plenitude (Paulo Pimentel em O 
Estado do Paraná, edição especial de 40 anos, Curitiba, 17 de julho de 1991).  

 

O Grupo Paulo Pimentel controla dois jornais curitibanos e quatro emissoras de 

televisão, todas repetidoras do SBT. 

Em 2002, Pimentel concorreu ao Senado pelo PMDB, e assim afastou-se da 

presidência do grupo. Ele não conseguiu a vitória e assumiu o cargo de Presidente da 

Companhia Paranaense de Energia (COPEL). Pimentel permaneceu na COPEL até 2005 

quando retomou as atividades nas empresas do Grupo de comunicação. 

O Estado do Paraná mantém uma tiragem de 40 mil exemplares com 35 páginas nos 

dias de semana, uma média de 50 mil, com 40 páginas nos finais de semana, sendo 40% o 

espaço destinado à Publicidade e 60% à Informação. O impresso é distribuído para todo o 

estado. 

 O jornal apresenta diariamente as seguintes sessões: “Cidades”, “Economia”, 

“Esportes”, “Internacional”, “Nacional”, “Opinião”, “Política”, “Polícia”, “Variedades”. 

Nos finais de semana o jornal engloba cadernos especiais: “Agenda, Artes e espetáculos”, 

“Automóveis”, “Cinema”, “Ciência e Tecnologia”, “Direito e Justiça”, “Educação”, 

“Extra”, “Rural”, “Televisão”, “Viagens e Turismo”, “Vida e Saúde”. 

 

5. Estrutura dos meios de comunicação do Paraná 

  

Para entendermos 

melhor as características da 

mídia impressa paranaense, 

nos três jornais aqui estudados, 

reúnem-se, no gráfico, algumas 

características organizacionais 

que pertencem a grupos 

econômicos que se desdobram 

em vários meios de 

comunicação. 

 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

13

  

Conforme informa a tabela, a mídia paranaense divide-se em dois grandes grupos 

de Comunicação. 

 A Rede Paranaense de Comunicação – RPC nasceu no ano 2000 da fusão de oito 

emissoras filiadas a Rede Globo, dois impressos, uma rádio e o portal “Tudo Paraná” 

(atualmente rpc.com.br). Além da “Gazeta do Povo”, o grupo mantém o “Jornal de 

Londrina” que é o primeiro diário gratuito e direcionado do Paraná. 

 A Rádio 98 FM é direcionada ao público jovem com programação musical. A 

Rádio Globo FM Curitiba apresenta jornalismo e música. 

  A Rede Paranaense de Comunicação – RPC – engloba oito canais de televisão, 

entre elas: TV Cataratas – Foz do Iguaçu; TV Coroados – Londrina; TV Cultura – 

Maringá; TV Esplanada – Ponta Grossa; TV Guairacá – Guarapuava, TV Imagem – 

Paranavaí; TV Oeste – Cascavel e TV Paranaense – Curitiba. Todos transmitem o sinal da 

Rede Globo. 

 O Grupo Paulo Pimentel é o mais antigo, criado em 1962, através da compra da 

Editora “O Estado do Paraná” e também dos jornais publicados por ela, que são: “O Estado 

do Paraná” e “Tribuna do Paraná”. Já em 1967, o Grupo inaugurou o seu primeiro canal de 

TV na cidade de Curitiba, chamado TV Iguaçu. A expansão seguiu-se com a criação da TV 

Tibagi, em 1969, na cidade de Apucarana, TV Naipi em Foz de Iguaçu, no ano de 1985 e a 

TV Cidade, Londrina em 1989. Na internet, o Portal Paraná-on line dispõe as notícias em 

tempo real. 

 

6. Publicidade governamental e a vida financeira dos jornais 

 Os jornais vivem de suas vendas avulsas e assinaturas, a partir de suas tiragens 

semanais e de finais de semana. Além disso, da publicidade, de modo especial a 

governamental, tem importante papel na sustentabilidade dos jornais. 

Para tanto, se faz necessário um breve resgate dos aspectos tomados como 

prioritários na divulgação e investimentos com publicidade dos dois governos. 

A administração de Jaime Lerner foi marcada por grandes investimentos em publicidade.  

 Os investimentos em publicidade e propaganda nos jornais em questão nesta 

pesquisa, por parte de ambos os governos, estão descritos na tabela abaixo: 

 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

14

 
 
 

Entre investimentos com jornais, revistas, televisão, rádios, outdoor, painéis, 

comunicadores, fornecedores, produtoras e gráficas o Governo de Jaime Lerner gastou um 

total de R$650.385.929 (seiscentos e cinqüenta milhões, trezentos e oitenta e cinco mil, 

novecentos e vinte nove reais) no período de 1999 a 2002, o valor corrigido fica em torno 

de R$1.459.465.863(Um bilhão, quatrocentos e cinqüenta e nove milhões, oitocentos e 

sessenta e três reais). Em contraponto, o governo de Roberto Requião no período de 2003 a 

2006 gastou R$189.793.305 (cento e oitenta e nove milhões, setecentos e noventa e três 

mil e trezentos e cinco reais), hoje ficaria em torno de R$203.470.962 (duzentos e três 

milhões, quatrocentos e setenta mil e novecentos e sessenta e dois reais). Um bilhão, 

duzentos e cinquenta e cinco milhões, novecentos e noventa e quatro mil e novecentos e 

um reais (R$1. 255 994 901) o Governo de Jaime Lerner investiu a mais que o de Roberto 

Requião. 

 No Governo Lerner, o Estado mantinha a Assessoria de Imprensa focada nas ações 

do governo, porém, utilizando mais de divulgação publicitária do que de meios de 

assessoria jornalística. 

 O Ministério Público iniciou, junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), 

investigação sobre esses gastos diante dos números apresentados em 2002. Foram 80 

milhões de reais gastos com publicidade. O Ministério Público identificou 4 milhões gastos 

com publicidade e propaganda sem autorização legal. 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

15

 O ex-secretário de Estado da Comunicação Social, Deonilson Rodo, falou à 

imprensa que os 4 milhões que o Ministério Público junto ao TCE acreditavam terem sido 

gastos sem autorização se referiam à publicidade legal: os editais da administração pública. 

Nesse caso, o ex-secretário explica que não existe a obrigação de o material passar por uma 

agência e a contratação é feita de forma direta, ou seja, sem o documento prévio que 

antecede as demais despesas com propaganda.5  

 As seis agências de publicidade que trabalhavam para o Governo de Jaime Lerner 

tiveram seus contratos, com o poder público, cancelados na nova administração em janeiro 

de 2003. Master Comunicação e Marketing, Heads, Opus Múltipla, Loducca Publicidade, 

Get! e Propeg foram as agências que tiveram o cancelamento de contrato. 

 Após assumir o Governo do Estado do Paraná, Roberto Requião mudou a 

concepção da Assessoria de Imprensa do Governo. Rompeu contratos com Agências de 

Publicidade que realizavam a divulgação de ações do governo anterior e investiu na idéia 

de uma Assessoria de Imprensa eficiente na distribuição de notícias. 

 Segundo investigações do Ministério Público, o Governo Jaime Lerner gastou em 

propaganda governamental, até o ano de 2002, mais de 86 milhões de reais, sendo que 

7,43% destes valores serviram como pagamento de reportagens em 76 veículos de 

comunicação. Apesar de a prática ser legal, a ANJ (Associação Nacional dos Jornais) a 

condena no seu código de ética. 

A propósito desta questão, no site Observatório da Imprensa, o jornalista Fernando 

Rodrigues expõe seu ponto de vista com relação a essa prática6: 

 

A existência de ‘matérias pagas’, como diz o jargão jornalístico, é uma prática disseminada 
no Brasil, sobretudo em publicações de pequeno e médio portes. O país não tem uma mídia 
regional forte nem com independência financeira. Parte dos jornais e das revistas aceita 
dinheiro para divulgar como ‘reportagem’ informação de interesse de políticos ou 
empresas. Não havia registro até hoje, porém, de tantas ‘matérias pagas’ comprovadas com 
notas fiscais como nesse caso do Paraná. 

 

O código de ética da ANJ condena essa prática e a regra estabelece que cada jornal 

identifique a reportagem quando ela for paga ou quando expresse opinião editorial. Treze 

jornais são filiados a ANJ no Estado do Paraná. Entre os quatro jornais que venderam 

espaço para ‘reportagens pagas’ para o Governo está o ‘Estado do Paraná’ (Curitiba), o 

qual está sendo utilizado como fonte na pesquisa deste artigo. Os demais jornais são: 
                                                 
5 Fonte: Folha de Londrina, terça-feira, 22 de julho de 2003. 
6 Texto na íntegra em: www.observatoriodaimprensa.com.br 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

16

‘Diário dos Campos’ (Ponta Grossa), ‘Diário Popular’ (Curitiba) e ‘Tribuna do Norte’ 

(Apucarana). 

Nesse caso específico, de ‘vendas de reportagem’ no Estado do Paraná, três 

agências de publicidade intermediaram o negócio: Loducca, Opus Múltipla e Master ao 

realizarem essa negociata, exercem um direito adquirido por meio de licitação pública, ou 

seja, o governo fez acordo com essas empresas de publicidade e nos valores aprovados na 

licitação estavam embutidos os valores das ‘reportagens pagas’. 

As agências lucravam 20% do valor investido em publicidade, apenas para 

emitirem as notas fiscais, pois os textos eram produzidos pelos veículos ou por 

representantes do governo. 

Isso significa que o processo de produção de opinião passa por complexas 

circunstâncias e condicionamentos econômicos. 

 

7 – Considerações Finais: 

 Apesar das dificuldades como a falta de material bibliográfico mais consistente, o 

levantamento e recuperação de aspectos históricos do jornalismo no Paraná foram 

satisfatórios a partir de pesquisa em fontes secundárias, como arquivo dos três jornais na 

Biblioteca Pública do Paraná, e fontes que proporcionaram o conhecimento das 

características dessas relações. 

 Vimos que os jornais não são entidades abstratas, eles estão em nossas vidas, 

imersos em relação com os eleitores. Identificam-se os jornais e suas intenções não só em 

seus editoriais, mas já a partir de seus “nomes”. Esses nomes situam o que os jornais são, 

de onde vem, o que representam, onde estão instalados, ideais a serem perseguidos. 

 A identificação de grupos comunicacionais, a quem os jornais pertencem, também 

influenciaram de maneira positiva e mais clara na análise de suas práticas sociais e de 

consumo. 

 Fatores de sustentabilidade dos jornais, como a publicidade governamental, 

também apontam características relevantes e críticas, pois dela dependem os jornais. 

 As conclusões são apenas observações, pois essas questões permanecem na mídia, 

mas, chamamos atenção para o fato de que o trabalho não procura dar razão a nenhum dos 

campos, sejam ele políticos, econômicos, sociais, judiciários, midiáticos, mas chamar 

atenção para alguns aspectos sobre os quais se assenta um determinado tipo de relação 

mídia x práticas de consumo e sustentabilidade. 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

17

 Torna-se válido ressaltar também o desenvolvimento de idéias através de 

formulações mais consistentes, como se tratássemos de um foco a ser perseguido e 

dominado. Foco definido através das “conversas” com os autores, jornais e profissionais da 

área. 

 O jornalismo não é apenas a “cobertura dos fatos”. O jornalismo é consciência, 

ética e reflexão. Em face de sua característica do modo de dizer, o jornal impõe exigências 

aos seus profissionais como aos leitores para que os mesmos possam com ele lidar. Aos 

jornalistas uma formação ética, que não significa dizer neutralidade, e aos leitores, que 

permita mais conhecimento sobre a forma de ver o jornalismo que não é inocente. O 

jornalismo é o modo de dizer, é o olhar neutro ou não sobre determinado acontecimento.  

 Este trabalho é apenas a indicação de um momento que deixa pistas, perguntas e a 

existência de novos desafios a serem perseguidos dando continuidade a futuras pesquisas. 

 

 

Referências Bibliográficas 

 

ARAÚJO, Carlos Alberto. A pesquisa norte-americana. In HOHLFELDT, Antonio; 

FRANÇA, Vera; MARTINO, Luiz C. (orgs.). Teorias da comunicação: Conceitos, escolas 

e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.  

 

BECKER, Howard. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1997. 

 

BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G. e WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. 

São Paulo: Martins Fontes, 2000. 

 

BERGER, Christa. A pesquisa em comunicação na América Latina. In HOHLFELDT, 

Antonio; FRANÇA, Vera; MARTINO, Luiz C. (orgs). Teorias da comunicação: 

Conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001. 

 

BRAGA, José Luiz. Constituição do campo da comunicação. In Verso e Reverso – Revista 

de Comunicação. Unisinos. São Leopoldo. Ano XIV, N. 30, 2000. 

 

CHARAUDEAU, Patrick. Discursos das Mídias. São Paulo: Contexto, 2006.  



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

18

 

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 

São Paulo: Atlas, 2005. 

 

FAUSTO NETO, Antonio. Midiatização, prática social – prática de sentido. Artigo 

apresentado na Rede Prosul – Comunicação, Sociedade e Sentido, no seminário sobre 

midiatização. Unisinos, PPGCC, São Leopoldo, 19/12/2005 e 06/01/2006.  

 

___ ., Antonio. Comunicação e mídia impressa: estudo sobre a AIDS. São Paulo, SP: 

Hacker, 1999. 

 

FILHO MARCONDES, Ciro. A Saga dos cães perdidos. São Paulo: Hacker, 2000. 

 

FELIPPI, Ângela; Soster, Demétrio de Azevedo; Piccinin, Fabiana (orgs.). Edição em 

Jornalismo: Ensino, Teoria e Prática. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006. 

 

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1994. 

 

GOMES, Mayra Rodrigues. Jornalismo e ciências da linguagem: São Paulo: Hacker, 

2000. 

 

___ ., Pedro Gilberto. Processos midiáticos como objeto de estudo. In GOMES, P. G. 

Tópicos de Teoria da Comunicação. São Leopoldo: Unisinos, 2004. 

 

LOPES, Maria Imaculata V. Pesquisa em Comunicação. Formulação de um modelo 

metodológico. São Paulo: Loyola, 1990. 

 

MALDONADO, Efendy (org.). Metodologias de pesquisa em comunicação: olhares, 

trilhas e processos. Porto Alegre: Sulina, 2006. 

 

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas, SP : 

Unicamp, 1997. 

 



SEVERO, A.K.S., FAUSTO NETO, A.                UM OLHAR SOBRE TRÊS JORNAIS... 

 
Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação 

Ano 3 - Edição 2 –        Dezembro de 2009 - Fevereiro de 2010 
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900 

anagrama@usp.br 

19

MOUILLAUD, Maurice; PORTO, Sérgio Dayrell (org.). O Jornal: da forma ao sentido. 

Brasília: Paralelo 15, 1997. 

 

OLIVEIRA FILHA , Elza A. de. Olhares sobre uma cobertura: a eleição de 2002 para o 

governo do Paraná em três jornais locais. Curitiba: ICJP, 2007. 

 

RODRIGUES, Adriano Duarte. A emergência dos campos sociais. In Reflexões sobre o 

mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Piauí. Editora Revan, 

2000.  

 

RÜDIGER, Francisco. A Escola de Frankfurt. In HOHLFELDT, Antonio; FRANÇA, 

Vera; MARTINO, Luiz C. (orgs). Teorias da comunicação: Conceitos, escolas e 

tendências. Petrópolis: Vozes, 2001. 

 

SANTAELLA, Lúcia.Comunicação e Pesquisa. São Paulo: Hacker Editores, 2001. 

 

SCHLESINGER, Philip. Os jornalistas e a sua máquina do tempo. In TRAQUINA, 

Nelson (org). Jornalismo: questões, teorias e ‘estórias’. Lisboa: Veja, 1993. Texto avulso. 

 

SOUZA, Jorge Pedro. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação. Porto: Letras 

Contemporânea, 2004. 

 

TRAQUINA, Nelson. O poder do jornalismo. Coimbra: Minerva, 2000. 

 

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo. A tribo jornalística – uma comunidade 

interpretativa transnacional. Vol. 2. Florianópolis: Insular, 2005, pp. 61-101. 

 

WEBER, Maria Helena; BENTZ, Ione e HOHLFELDT, Antonio. Tensões e objetos da 

pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002. 

 

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Barcelona: Editorial Presença, 2003. 

 


