A venda da fé pela mídia: análise do discurso religioso apresentado no programa de TV da Igreja Mundial do Poder de Deus

Autores

  • Heloisa Cristina Romão Pereira Universidade do Vale do Itajaí
  • Valquiria Michela John Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.100240

Palavras-chave:

Marketing Religioso, Igreja Mundial do Poder de Deus, Discurso Religioso.

Resumo

O objetivo da pesquisa consiste em analisar a estrutura discursiva e as estratégias de persuasão desenvolvidas com o objetivo de vender produtos de fé em cultos transmitidos através de programas de TV e pela internet da Igreja Mundial do Poder de Deus. Para a realização do estudo, foi selecionado um dos vídeos para a análise do discurso religioso e de persuasão assim como suas figuras de linguagem. A pesquisa se caracteriza como descritiva, análise documental de diversos materiais e análise do discurso. Conclui-se que o uso das estratégias de marketing e marketing religioso utilizados pela Igreja Mundial do Poder de Deus está relacionado à venda de produtos de fé, materiais ou imateriais, ofertando aos espectadores prosperidade, cura e a resolução para os mais diversos problemas do cotidiano

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Biografia do Autor

  • Heloisa Cristina Romão Pereira, Universidade do Vale do Itajaí
    Acadêmica do 7o. período do curso de Publicidade da Universidade do Vale do Itajaí
  • Valquiria Michela John, Universidade do Vale do Itajaí
    Doutora em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS). Mestre em Educação (PPGE/UFSC). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo. Professora do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí - Univali, pesquisadora do grupo Monitor de Mídia

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Publicado

2015-07-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pereira, H. C. R., & John, V. M. (2015). A venda da fé pela mídia: análise do discurso religioso apresentado no programa de TV da Igreja Mundial do Poder de Deus. Anagrama, 9(2), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.100240