O Uso da Cor no Cinema de Animação de Tim Burton
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108967Palavras-chave:
Cinema, Animação, Linguagem Cinematográfica, Cor, Tim BurtonResumo
Se várias gerações passadas foram influenciadas pelas criações de Ray Harryhausen (1920-2013), as novas gerações que se interessam por animação sofrem a influência direta de Tim Burton (1958-). Não apenas pelo fascínio da técnica, como também pelos traços, cores e formas contidas na filmografia do cineasta. Uma das principais estratégias narrativas utilizadas por Burton para construir seus universos particulares e excêntricos concentra-se na concepção visual, destacando-se o recurso da cor. Interessa aqui compreender de que forma Burton concebe a utilização da cor em seus dois projetos pessoais realizados na técnica de stop-motion, a saber: O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas – EUA – 1993), de Henry Selick, e A Noiva Cadáver (Corpse Bride – EUA/Reino Unido – 2005), direção de Burton e Mike JohnsonDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-01-04
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Abreu, T. de C., & Andrade, A. L. M. (2016). O Uso da Cor no Cinema de Animação de Tim Burton. Anagrama, 10(1), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108967