O retorno do nacionalismo: as participações de Montenegro e Rússia no Eurovision Song Contest 2012
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108975Palavras-chave:
Eurovision Song Contest, Identificação, Ideologia, Nacionalismo.Resumo
O presente artigo analisa os discursos ideológicos e políticos nas músicas submetidas por Montenegro e Rússia na edição do Eurovision Song Contest(ESC) de 2012. O concurso musical é palco para a emergência e evocação de traços nacionalistas, os quais projetam sensos de sociabilidade e identificações. Especificamente, realiza-se o mapeamento e discussão dos processos ideológicos presentes nas letras das canções, os quais são estudados aqui metodologicamente nas categorias conceituais: sagrado dissumulado e sagrado mostrado de Guilbert (2007). Paralelamente, investiga-se a projeção de sensos de identificação nas músicas, característica necessária para a adesão a esses discursos. O percurso teórico perpassa pelos conceitos de identidade, ideologia e nacionalismoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2016-01-04
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Rios, R. M. de A., & Figueiredo, I. V. (2016). O retorno do nacionalismo: as participações de Montenegro e Rússia no Eurovision Song Contest 2012. Anagrama, 10(1), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108975