Do consumo as apropriações: o uso de smartphones por estudantes do ensino médio em Cuiabá
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108978Palavras-chave:
Smartphone em sala de aula, Smartphone e estudantes, Consumo de smartphones.Resumo
O presente artigo objetiva analisar o uso e consumo de smartphones por estudantes do ensino médio. A metodologia consistiu em observações com descrições em diário de campo de um grupo do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de Cuiabá e aplicação de questionários aos estudantes. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas aos professores que ministravam as aulas observadas. A lei estadual 10.232 de Dezembro de 2014 proíbe o uso de aparelhos eletrônicos exceto para fins pedagógicos, porém não foi identificado na escola um projeto voltado para o uso das mesmas. Os usos do smartphone para atividades de aula partem de atitudes autônomas dos estudantes. Conclui-se que o smartphone faz parte da rotina dos estudantes na escola assim como é fora dela, porém existe uma dissonância entre a instituição educacional com práticas pedagógicas tradicionais e as apropriações que os adolescentes fazem dessa tecnologia em sala de aula. Este artigo consiste de informações da pesquisa que está sendo desenvolvida para monografia de conclusão do curso de graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato GrossoDownloads
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Publicado
2016-01-04
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Pereira, J. da S. (2016). Do consumo as apropriações: o uso de smartphones por estudantes do ensino médio em Cuiabá. Anagrama, 10(1), 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.108978