Comportamento de leitores de jornalismo online: análise da interação na fanpage do portal UOL
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.118027Palavras-chave:
Facebook, Portal UOL, Interação, Análise de Conteúdo.Resumo
Esta pesquisa discute a interação com o conteúdo jornalístico no âmbito do ciberespaço por meio da análise dos posts da fanpage do Portal UOL para analisar os temas de interesse dos seus seguidores. Neste artigo, apresenta-se o processo de interação do conteúdo eleito que mais gerou impacto pelos internautas na rede social. Como procedimento, optou-se pela análise da fanpage no período de 24 horas. Ao todo, 122 posts foram coletados na íntegra juntamente com seus comentários, curtidas e compartilhamentos. A análise foi realizada através da técnica de categorização das editorias e do modelo de análise de conteúdo, proposto por Herscovitz (2007). Os resultados apontam que as editorias de Celebridades e Entretenimento são as principais desencadeadoras de interação por parte da audiência da fanpage.