O vídeo nas redes sociais: uma nova forma de distribuição de conteúdo para o jornalismo alternativo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2016.118037Palavras-chave:
Jornalismo alternativo, Mídias Sociais, Audiovisual.Resumo
Com o surgimento da internet, a rotina da sociedade mudou de forma complexa e nos trouxe mudanças comportamentais, culturais e econômicas. Neste cenário, o jornalismo alternativo desenvolvido fora das grandes corporações midiáticas, se desdobra para reinventar formatos informativos, principalmente audiovisuais, que são consumidos na tela do computador ou dispositivos móveis. Com o surgimento das redes sociais e da evolução das plataformas para disponibilizar conteúdos em vídeos, o jornalismo alternativo encontra um canal de divulgação e distribuição de conteúdo para um público muito mais amplo. Para analisar este processo, este artigo tem como proposta retratar o uso e reposicionamento dos vídeos nas páginas do Facebook em três iniciativas jornalísticas independentes: Agência Pública, Jornalistas Livres e Ponte Jornalismo.