Pre-pa-ra que agora é hora: estratégias de visibilidade em três performances pop de Anitta

Autores

  • Raphael Ribeiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.135297

Palavras-chave:

Performance, Videoclipe, Imaginário Pop.

Resumo

Este trabalho se debruça sobre o fenômeno do "funk pop", apresentando resultados parciais de projeto PIBIC coordenado pela profª. Simone Pereira de Sá no LabCult/UFF, onde fui bolsista no período de 2015/2016. Utilizo, portanto, a proposta de análise das cantoras do funk pop de Simone Sá (2013a; 2013b; 2014c), a partir da matriz das "divas pop" internacionais em diálogo com a noção de cosmopolitismo estético (Regev, 2013), para analisar a performance de Anitta no videoclipe Bang e em algumas apresentações ao vivo. E tomo ainda o modelo proposto pela pesquisadora nos projetos acima referidos. Para análise do videoclipe a partir de suas características econômicas, semióticas e técnico/formais. Para embasamento das questões, além do referencial analítico acima mencionado, utilizaremos os conceitos de performance nos videoclipes (Soares; 2015; 2014); de música popular massiva (Janotti Jr, 2003; 2006) e de gêneros musicais (Janotti, 2003; 2006).

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Biografia do Autor

  • Raphael Ribeiro da Silva
    Graduando em Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi bolsista de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq), com o projeto:” “Divas” e “poderosas” – estratégias de visibilidade do funk pop no cenário das músicas pop-periféricas”, sob orientação da professora Dra. Simone Pereira de Sá (PPGCOM- UFF). Atualmente desenvolve a pesquisa de monografia: “Agenciamentos midiáticos nas performances femininas pop no Funk Carioca”, vinculado ao Laboratório de Pesquisas em Culturas Urbanas e Tecnologias da Comunicação (LabCult - UFF).

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Publicado

2017-08-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, R. R. da. (2017). Pre-pa-ra que agora é hora: estratégias de visibilidade em três performances pop de Anitta. Anagrama, 11(1). https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.135297